Impasse sobre Gilberto Kassab gera crise no PMDB paulista


A movimentação política do prefeito Gilberto Kassab (DEM) rumo ao PMDB deflagrou uma crise no comando do partido em São Paulo.
Ala do PMDB paulista ligada ao ex-governador Orestes Quércia, presidente estadual da sigla afastado para tratamento de saúde, convocou reunião com prefeitos e deputados estaduais à revelia de dirigentes ligados a Michel Temer, vice-presidente eleito que acumula a presidência nacional do partido.
Temer e Quércia são adversários políticos dentro do PMDB. O vice-presidente eleito disputou o comando estadual da sigla com Quércia e perdeu.
Nas últimas eleições, a direção estadual apoiou os tucanos Geraldo Alckmin (ao governo) e José Serra (à Presidência), e expôs racha com a direção nacional, que ficou ao lado de Temer.
Com o afastamento de Quércia, a costura pela migração de Kassab do DEM para o PMDB foi tratada por cima, com Temer e líderes da sigla no Nordeste.
Incomodados com o avanço das negociações, "quercistas" convocaram reunião no próximo sábado para discutir a possível ida do prefeito paulistano para o PMDB.
O encontro foi organizado pelos prefeitos de Santos, João Paulo Tavares Papa, e de Araraquara, Marcelo Barbieri, ligados a Quércia.
"O PMDB não é um partido que pode ser tratado de maneira tão simplificada. O nosso alinhamento hoje é com o Geraldo Alckmin", argumentou Barbieri.
Em corrente oposta, líderes nacionais do partido ligados a Temer defendem a mudança de Kassab para o partido. "O PMDB [de São Paulo] deve entender que é preciso crescer, se fortalecer", defendeu Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), líder da legenda na Câmara dos Deputados.
Ciente das arestas que criou, Kassab telefonou para Quércia e Barbieri, e sinalizou que quer um encontro. "O Quércia é o presidente e líder do partido em SP. Se ele quiser vir, terá de tratar com ele", disse Barbieri. 

Fonte: DANIELA LIMA - Folha.com

Comentários