FHC reafirma necessidade de renovação do PSDB



O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse neste sábado que o PSDB depende de um processo de renovação para melhorar sua performance na oposição nos próximos quatro anos. O líder tucano participou pela manhã, em São Paulo, do lançamento do livro "A Mão Afro-brasileira", para o qual escreveu o prefácio.
- Acho que todo mundo tem que estar renovando sempre. Como dizia o Chacrinha, quem não se comunica se trumbica. Quem não renova se trumbica também - respondeu, ao ser perguntado sobre os novos desafios do PSDB.
O ex-presidente repetiu o discurso de que os tucanos precisam procurar um caminho na oposição diferente daquele adotado pelo PT quando o PSDB estava no governo.
- O papel de quem não ganhou é ficar na oposição. Agora oposição é fazer o que o PT fez comigo, destruir tudo. É dizer o que é bom e o que é ruim com energia e sempre tendo em vista princípios e valores.
Para o tucano, o resultado das eleições, apesar da derrota de José Serra (PSDB), não foi ruim para a oposição e reforçou a democracia no país.
- O resultado foi diversificado. A oposição ganhou em muitos estados. O importante é ter essa diversidade, é manter essa democracia. O ruim seria se houvesse uma espécie de quase esmagamento das oposições, que muita gente temia. Mas não aconteceu isso. Agora é continuar o jogo democrático.
Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, Fernando Henrique fez um pronunciamento dedicado à causa da comunidade negra no país. Ele disse ter havido avanços ao longo dos anos no sentido de resgatar e valorizar a história e a cultura negra no Brasil, mas defendeu que a dívida do Brasil com essa parcela da população ainda é muito grande. 

Fonte: Silvia Amorim - O Globo

Comentários