Na TV, Serra reúne aliados e aposta em valores éticos e morais


O horário eleitoral gratuito do segundo turno entre os presidenciáveis volta a ser transmitido nesta sexta-feira (8). O candidato do PSDB, José Serra, pretende levar ao ar depoimentos de aliados, enfatizando a união da chapa, e agradecerá aos eleitores por ter chegado ao segundo turno. Assim como tem reforçado em suas declarações recentes, o tucano também vai evidenciar a importância que dá aos valores morais e éticos, questões recentemente mais abordadas com o debate acalorado sobre o aborto.
Na avaliação do comando da campanha do PSDB, o tucano precisa reaglutinar seu partido e reaproximar seus principais aliados da coligação. Só nesta semana, Serra já se reuniu com aliados duas vezes na sede estadual do partido em São Paulo e participou de outros dois eventos partidários. O marqueteiro pretende usar imagens do encontro ocorrido nesta quarta-feira (6), em Brasília, onde o PSDB recebeu lideranças eleitas e não eleitas da coligação e que quisessem contribuir com a campanha presidencial, entre elas, o senador eleito Aécio Neves (MG).
Ao longo do primeiro turno, Serra foi progressivamente ficando isolado, seja por conta dos cenários estaduais ou por dificuldades na interlocução dos aliados com o candidato ou com sua equipe. O segundo turno liberou os eleitos e deverá aproximar os não eleitos com a perspectiva de poder que o segundo turno oferece.
Aposta
Ao longo do primeiro turno, os esforços da campanha tucana se voltaram a mostrar Serra como um homem de origens humildes e que esteve à frente de gestões preocupadas com políticas sociais. Para aproximar esse discurso da população, as grandes questões, como saúde, por exemplo, eram trazidas para o cotidiano do eleitor com depoimentos de beneficiados por suas administrações. A tão criticada favela cenográfica, o novo apelido "Zé", as caminhadas em cada cidade visitada e o contato direto com o eleitor compunham a estratégia de retirar o estigma de elitista - que persegue o PSDB - de Serra.
Programas
Embora distantes das definições sobre a estratégia de comunicação da campanha, tucanos e aliados criticam frequentemente a vinculação, segundo eles, exagerada, de Serra com São Paulo, Estado que governou até abril deste ano. Para integrantes da coligação, a campanha é muito "paulista".
Tucanos aproveitaram o bom humor do candidato ao longo desta semana para esboçarem críticas à campanha. A maioria das sugestões era para que Serra regionalizasse as questões, trazendo propostas concretas para as regiões, e aproximasse tanto a temática quanto a linguagem dos Estados nordestinos.
Na tentativa de sanar a questão posta pelos tucanos, o comando da campanha chegou a consultar o Tribunal Superior Eleitoral sobre se seria possível fazer uma campanha diferente por região do País. O partido acreditava ser vantajoso colocar spots diferentes por Estados ou regiões. No entanto, o TSE negou a possibilidade.
Serra já tem dois programas gravados. O que vai ao ar ao meio-dia não deverá ser o mesmo transmitido à noite, que ainda será finalizado pelo jornalista Luiz Gonzalez, responsável pela campanha do candidato tucano. 

Fonte: Marcela Rocha - Portal Terra

Comentários