CPI da Bancoop pede 'imediata intervenção' do Ministério Público


Relatório final da comissão da Assembleia paulista aponta 'inegável vínculo' da cooperativa com o PT


A CPI da Bancoop aprovou ontem relatório final em que propõe "imediata intervenção" do Ministério Público na entidade sob investigação por suspeita de fraudes e repasses de recursos para financiamento de campanhas do PT. O documento, com 82 páginas, aponta "inegável vínculo da Bancoop com o PT" e recomenda a desconsideração da personalidade jurídica da Cooperativa Habitacional dos Bancários, fundada por um núcleo do PT em 1996.
"Estamos diante de graves desvios de finalidade decorrentes de práticas supostamente ilícitas e impróprias dos dirigentes da Bancoop, portanto impõe-se a sua descaracterização jurídica", assinala o relator da CPI, deputado Bruno Covas (PSDB).
"O estreito vínculo da Bancoop com o PT se comprovou pelo laudo sigiloso elaborado pelo Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro do Ministério Público, que nos demonstra de maneira cristalina o enorme volume de recursos financeiros doados a campanhas eleitorais da agremiação partidária", destaca o relatório.
Segundo o documento, "restou evidente que empresas foram criadas por diretores da Bancoop com a finalidade de se desviar recursos, fato que contribuiu para a lesão aos cofres da cooperativa e, consequentemente, às mais de 3 mil vítimas".
O relatório foi aprovado sem a presença dos petistas. Segundo a assessoria de Covas, também participaram da sessão Estevam Galvão (DEM), Ricardo Montoro (PSDB), Chico Sardelli (PV), Waldir Agnello (PTB) e Samuel Moreira (PSDB).
"Perderam grande oportunidade de apresentarem uma proposta, como defendemos, para construção de uma solução negociada que contemplasse o pleito dos cooperados", observou o deputado Antônio Mentor, líder do PT na Assembleia de São Paulo. Para Pedro Dallari, advogado da Bancoop, "claramente a maioria da comissão optou por produzir peça de viés político partidário, com ataques à cooperativa, ao PT e ao Sindicato dos Bancários". Ele anota que a intervenção já foi pedida antes por cooperados. "O promotor designado arquivou o pedido por absoluta ausência de amparo legal." 

Fonte: Fausto Macedo - O Estado de S.Paulo 

Comentários

  1. Caso Bancoop
    CPI pede intervenção do MP na Bancoop
    Relatório final, que será encaminhado ao governo, solicitará

    criação de linha de crédito para famílias lesadas pela cooperativa


    VEJA AQUI

    O RELATORIO FINAL


    http://bancoop.forumotion.com/cpi-bancoop-alesp-sp-videos-f125/relatorio-final-bancoop-cpi-t2630.htm#2669




    Esse relatorio é fruto do esforço de muita gente, o importante foi o
    esforço coletivo de todos lideres diretores, e interessados em ajudar ,
    que foram muitos.


    FORUM / MCB

    ResponderExcluir

Postar um comentário