Alckmin deve ser eleito governador de SP com 55% dos votos válidos


Geraldo Alckmin (PSDB) deve ser eleito neste domingo governador de São Paulo com 55% dos votos válidos, segundo pesquisa Datafolha.
Aloizio Mercadante (PT), que cresceu na última semana, perdeu fôlego na reta final e parou com 28%.
A pesquisa, realizada ontem e hoje com margem de erro de dois pontos percentuais, mostra ainda que Celso Russomanno (PP) ficou com 9%, e Paulo Skaf (PSB), com 5%. 


Segundo o Datafolha, 3% dos eleitores afirmam que votarão branco ou nulo, e 5% não sabem em quem votar.
A intenção de voto espontânea em Alckmin chegou a 34%, enquanto em Mercadante ficou na casa dos 18%.
Os eleitores de Alckmin e Mercadante têm conhecimento parecido sobre o número de seus candidatos. Entre os apoiadores do tucano, 60% sabem o que devem digitar na urna eletrônica, contra 62% no caso do petista.
Na simulação de um eventual segundo turno entre Alckmin e Mercadante, o tucano teria 59% das intenções de voto, e o petista, 34%.
Alckmin se sai melhor entre as mulheres (58%) do que entre os homens (51%), ao contrário de Mercadante, que tem mais apoio do eleitorado masculino (33%) do que do feminino (24%).
O tucano tem votação mais expressiva entre os mais ricos (acima de dez salários mínimos), mais velhos (65 anos ou mais) e mais escolarizados (ensino superior completo).
Em São Paulo, quase metade (48%) dos eleitores de Marina Silva (PV) afirmam que votarão em Alckmin, 86% dos de José Serra (PSDB) e 30% dos eleitores de Dilma Rousseff (PT) também escolhem o tucano.
Mercadante, por sua vez, arrebanha 5% do eleitorado de Serra, 57% do de Dilma e 19% do de Marina.
O Datafolha ouviu 3.248 eleitores em 66 municípios paulistas.
A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 33.578/2010 e no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo o número 90.363/2010; 

Fonte: 

Comentários