Perfis usam hashtag “#voto13″ e são suspensos do Twitter


Na manhã desta sexta (17), por volta das 7h, a hashtag #voto13 estava na lista dos assuntos mais comentados na rede de microblogs, e lá ficou até o início da tarde. Até aí, o fato não causava tanta surpresa, afinal, estava marcado para hoje um twittaço em prol da candidata petista Dilma Rousseff.

No início da tarde, porém, o próprio Twitter foi tomado por comentários de pessoas desconfiando que a grande visibilidade da hashtag havia sido provocada por um script (programa de geração automática de tweets). A polêmica foi levantada pelo blog WebDicas, que reproduziu trechos da timeline da hashtag tidos como suspeitos.

No exemplo abaixo, várias mensagens de diferentes usuários contêm apenas hashtags de apoio aos candidatos do PT. Vale observar também que todas as mensagens foram disparadas pelo mesmo aplicativo, chamado “ComMercadante”.

O print screen acima foi extraído do blog WebDicas

Ao tentar acessar os perfis acima por volta das 15h, constatamos que todas as contas mostradas no print acima, pelo blog, estavam suspensas pelo Twitter. Ao invés do perfil, a tela exibida informava o novo status:


Apesar de os indícios levantados pelo blog WebDicas, não há como provar o uso de scripts ou outros recursos para inflar o número de ocorrências da hashtag e o consequente aparecimento da hashtag #voto13 nos Trending Topics. Mesmo que isso fosse possível, a rede não fornece elementos suficientes para que o autor de uma ação com script no Twitter seja descoberto.

De qualquer jeito, a sequência dos fatos torna o acontecimento fora dos padrões dos demais twittaços.

Fonte: Nanni Rios - Terra

Comentários

Postar um comentário