História mal contada - Artigo de Xico Graziano


XICO GRAZIANO

Lula mostra generosidade com aliados que antes chamava de canalhas, mas despreza o grande sociólogo com quem panfletou em porta de fábrica 
 O presidente Lula tenta deformar a história. Insiste em afirmar que o Brasil foi descoberto em 2003. Seu proselitismo é equivocado, egocêntrico, imoral e injusto. Muita luta e trabalho coletivo, pessoas importantes ou gente comum, ajudaram a erigir o país.
Lula venceu as eleições em 2002 e, inebriado pelo poder, desatou a esconder do povo certas verdades que o incomodam. Sua maior birra recai sobre Fernando Henrique Cardoso, a quem trata como vilão da história. Jamais Lula reconheceu que o sucesso de seu governo se embasa nas políticas estruturantes comandadas por FHC.
Atacou, de cara, o que denominou de "herança maldita". Mal assumiu o governo, porém, passou a "pentear" os programas existentes, mudando-lhes o nome.
Trocou o Luz do Campo pelo Luz para Todos, iluminando a roça e escurecendo a verdade. Juntou o Bolsa Alimentação e o Bolsa Escola no Bolsa Família, expandindo-o. Ele, que havia um dia chamado os programas de transferência de renda de "esmola de pobre", mudara de opinião. Que bom.
Manteve o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), mas desatou maldosamente a instigar pequenos agricultores contra grandes fazendeiros, instaurando a cizânia sob a qual reina desde os tempos de São Bernardo do Campo -um afago aqui, um boné ali.
Sua candidata acaba de receber o apoio de usineiros. Mas o discurso oficial diz que José Serra não gosta da agricultura familiar. História mal contada.
Os filósofos da ciência há muito questionam a relação entre história e verdade. Será possível a objetividade na ciência histórica? A resposta continua complexa. Nós sabemos que a história se escreve pelas mãos daqueles que a dominam.
As guerras territoriais sempre enalteceram os conquistadores. No faroeste norte americano, os índios viraram bandidos.
A permanecer, que história o lulismo contará nos livros escolares? Dirá que o PT se opôs às medidas saneadoras da economia, a começar do Plano Real? Haverá coragem para assumir que lutaram contra a Lei de Responsabilidade Fiscal? Que privatizaram as florestas da Amazônia? Ou esconderá isso?
Duas forças atuam nesse processo que constrói a história recente. De um lado, a maior transparência adquirida com o avanço da mídia. Antes, nem opinião pública havia, e fácil era deturpar o ocorrido. Na cortina de ferro, Stálin destruiu Trotsky, transformando-o de herói em traidor da revolução soviética.
O povo, por bom tempo, acreditou. Do outro lado, opera a incrível capacidade de comunicação de Lula, um encantador de pessoas. Perspicaz, sua lógica política anda impondo sobre a realidade um véu imbecil. Com estrondosa aprovação, Lula debocha de seus críticos, destrói o argumento, vulgariza o debate nacional. Pai dos pobres. Temo, sinceramente, pelo resultado desse processo de formação da nossa consciência coletiva.
Obstinado em eleger sua candidata, Lula enfrenta a oposição ridicularizando os adversários e fazendo-se dono da história. Mostra generosidade com aliados que antes chamava de canalhas, mas despreza o grande sociólogo com quem panfletou em porta de fábrica. Lula renega seu passado para não dar a mão à palmatória para FHC. Ingratidão.
Sua candidata vai além. Aprendiz da política ilusória, transformou a campanha eleitoral em festival de mentiras: alguém acredita mesmo que Serra quer acabar com o Bolsa Família? Privatizar a Petrobras? Vender o Banco do Brasil? O Estado policialesco que se descortina permite temer o livro do futuro. O engodo ameaça prevalecer. Até, tomara, ser desmascarado.

FRANCISCO GRAZIANO NETO, o Xico Graziano, engenheiro agrônomo, doutor em administração pela FGV (Fundação Getulio Vargas), é coordenador do programa de governo de José Serra (PSDB), candidato à Presidência. Foi deputado federal (PSDB-SP), presidente do Incra (1995) e secretário da Agricultura e Abastecimento (governo Covas) e do Meio Ambiente (gestão Serra) de São Paulo.

Fonte: Folha de S.Paulo

Comentários

  1. eu acho que o Presidente FHC deve vir a publico
    em defesa da verdade antes que seja tarde.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de um link para a fonte. É da jornal Folha de São Paulo ou do site Folha Online?

    ResponderExcluir
  3. Penso que as pessoas de bom senso e esclarecidas sabem disso. Acontece que são desonestos até para reconhecer um feito dessa natureza.
    Como falam é a "turma do LULA".
    GOVERNAR É TER EQUIPE para trabalhar para o coletivo. Eles não sabem o que é isso.

    ResponderExcluir
  4. A verdade mais abrangente que vi até agora, se coubesse no programa eleitoral seria ótimo, mais ainda com a fala final de FHC.

    ResponderExcluir
  5. Vamos falar a língua popular.
    Quem é pai ou mãe, cuida do filho ou filha, educa, medica quando doente, dá vacinas, etc.
    Aí o filho casa. E segue a vida.
    Cada promoção, aumento de salário, vitória... é ´so devido à sua esposa? Só ela levou ao sucesso?
    Não, claro que não. Se os pais não tivessem preparado bem, cuidado, educado, de nada adiantaria a força da esposa.
    Com o Brsil é a mesma coisa.
    O PT coloca na propaganda que 80% ou 90% da população tem celular hoje.
    Graças ao trabalho do PDSDB e FHC que privatizou as telecomunicações, contra o voro do PT. Se continuássemos com o jeito PT de serm, nem 10% da população teria celular, e quem tivesse estaria pagando uma fortuna.
    O Brasil só aguentou 8 anos de corrupção do PT porque FHC estabilizou a economia e criou a Lei de Responsabilidade Fiscal. Também com voto contra do PT.
    O que é bom, PT vota contra.

    ResponderExcluir
  6. Olá Dr. Francisco Graziano!
    Fico feliz em ler bons artigos escritos por você nesse momento tão importante da história de nossa País que marca as eleições. Acho que deveríamos encontrar uma forma de dar um basta nessa ditadura implantado pelo governo Lula. Os brasileiros não merecem esse engodo. Sou seu fã incondicional por tudo que você representou para nosso eterno Presidente FHC. Boa sorte à todos nós. Um forte abraço.Ciraldo de Olvieira Reis. e-mail: ciraldoreis@hotmail.com fone(62)9124-1860.

    ResponderExcluir
  7. Não é só PT fechou questão com aborto de fetos vivos, gaysismo, e eutanásia suicida de velhinhos, portanto todo cristão deve retribuir dizendo não a esse monstro sem limites!
    Lula ditador macio, 8 anos mais 4 mais 8 20 anos de ditador macio, nem os generais conseguiram tanto, o corporativismo policialesco das mentiras assola a consciência dos miseráveis. Só Jesus nos socorrendo!

    ResponderExcluir
  8. Se esta posição tivesse sido defendida pelos nossos deputados federais,pelo nosso partido enfim, por todos nós do PSDB,desde os primeiros momentos deste desgoverno,principalmente quando denominaram o governo FHC de"Herança Maldita" ,não estaríamos vivendo estes difíceis momentos.Parabéns,pelo menos uma voz se levantou.

    ResponderExcluir

Postar um comentário