Criança Ecológica - Artigo de Xico Graziano e Mônica de Lima


Xico Graziano
Mônica de Lima

“Villa Ambiental é legal, especial e não tem nada igual”! Assim a professora Sandra Prado, encantada, descreve o espaço de referência na educação ambiental paulista. Seus alunos, da escola Dr Abraão Aun, município de Vinhedo, que o digam. Desde quando estiveram na Villa Ambiental, em maio desse ano, nunca mais serão as mesmas.
A força pedagógica do projeto Criança Ecológica, executado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, tem sido extraordinária. Somente na Villa Ambiental, situada dentro do Parque Villa Lobos, capital paulista, 7900 crianças já passaram pelo aprendizado ecológico único no Brasil. Acompanhando as crianças, quase sempre do 5° ano do ensino fundamental, 1040 professora(e)s se maravilharam com as ferramentas de aprendizado ali aplicadas. Pedagogia pura.
A Villa Ambiental lidera 24 espaços do projeto Criança Ecológica espalhados pelo estado, sendo quatro deles na Capital e 20 no interior. Esses locais, especialmente preparados, recebem as excursões de alunos para vivenciar de forma lúdica e interativa a natureza. Aprendem na prática a importância de preservá-la. Não se trata bem de uma aula sobre ecologia. Não. Neles se objetiva despertar a consciência das crianças sobre o meio ambiente, mostrando para elas a responsabilidade dos humanos na degradação ambiental.
Com linguagem interativa e boa monitoria, os conceitos fundamentais da agenda ambiental sensibilizam o coração dos pequenos alunos. Durante 3 horas ocorre uma união de aprendizado com diversão. Na saída, as crianças recebem o livro didático “Criança Ecológica – Sou dessa Turma”, produzido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Em todo o estado, com a participação dos municípios, cerca de 200 mil livros pedagógicos foram distribuídos para uso na sala de aula. Sucesso total.
As crianças conhecem há tempos, pelos gibis e na televisão, a turma da Mônica. Na educação ambiental agora elas passaram a se encantar com novos personagens: a turma da Criança Ecológica. Os personagens heróis protegem o meio ambiente: Nika Valente incentiva as boas práticas ambientais, Bob Água ajuda os rios e mares, Max Limpo combate a poluição, Fred Fauno protege os animais e Frida Flor cuida das plantas e florestas. Eles enfrentam os vilões Poli Vigarista e Dick Poluição. No final do livro, os vilões sofrem uma metamorfose ecológica, transformando-se também em defensores da natureza.
Somente assim, investindo na educação ambiental, seremos capazes de construir um mundo melhor, capaz de viver em harmonia com a natureza. No passado, poucos de nós tinham consciência ambiental. Quase ninguém sabia o que significava ecologia. Mas hoje em dia uma nova cultura se impõe na sociedade. E a educação ambiental virou uma necessidade.
Os adultos que se cuidem. Cada vez mais as crianças ecológicas se espalham por aí, dispostas a puxar as nossas orelhas, alertando sobre as coisas erradas que fazemos contra o meio ambiente. Pedagogia do futuro.

Xico Graziano, ex-Secretário Estadual do Meio Ambiente e Monica de Lima, coordenadora da Villa Ambiental, são autores do livro “Criança Ecológica – Sou dessa Turma”. Siga no twitter @xicograziano e @mollima

Comentários

  1. O Villa Ambiental realmente é um lugar especial. As crianças saem encantadas e os adultos maravilhados.
    O Projeto Criança Ecológica deveria ser expandido por todo país.

    ResponderExcluir

Postar um comentário