Antes do lobby, filho de Erenice trabalhou na Anac, e irmão da ministra também foi da Infraero


Antes de atuar como lobista da empresa de carga aérea Master Top Airlines, Israel Guerra, o filho da ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, exerceu cargo público na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Ele ocupou função comissionada como gerente técnico no órgão regulador da aviação civil, entre junho de 2006 e agosto de 2007, conforme portarias publicadas no Diário Oficial da União (DOU). 
Israel Guerra ingressou na Anac 13 dias depois que seu amigo Vinícius Castro também foi nomeado para cargo de gerente na agência. Castro trabalhou lá entre maio de 2006 e novembro de 2008. Hoje, Vinícius é assessor direto da ministra na Casa Civil, onde tem cargo de confiança DAS-4, lotado na Secretaria-executiva da pasta. Segundo reportagem da "Veja" publicada domingo, Vinícius e Israel são os verdadeiros donos da empresa Capital Assessoria e Consultoria, que intermediou negócios da MTA no governo, que estariam em nome de laranjas.
Israel Guerra e Vinícius Castro foram nomeados para cargos comissionados na Anac na gestão do então presidente do órgão Milton Zuanazzi - indicado pela Casa Civil. O filho não é o único parente da ministra com relações na Anac. Além do filho, um irmão de Erenice Guerra, o advogado Antonio Eudacy Alves Carvalho, também tinha contrato especial com a Infraero em Brasília e Salvador, entre 2003 e 2007.
Também irmã da ministra Erenice Guerra, a advogada Maria Euriza de Carvalho, que era advogada e consultora da Empresa de Pesquisa Energética, uma empresa pública, contratou no ano passado, sem licitação, o escritório de advocacia Trajano e Silva , que tinha como um dos sócios seu irmão Antonio Eudacy Carvalho.
Conforme reportagem da revista "Veja", a Master Top fechou contratos de transporte com os Correios por intermédio da Capital, que, para isso, teria cobrado uma "taxa de êxito" que chegaria a R$ 5 milhões . Israel teria praticado tráfico de influência para que sua mãe viabilizasse a transação.
A ministra, ex-secretária executiva da Casa Civil e braço-direito da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, teria negociado diretamente com o empresário Fábio Baracat, ex-representante da Master Top, segundo a revista Veja. Ela nega lobby em favor da empresa aérea. 

Fonte: Geralda Doca e Fábio Fabrini - O Globo

Comentários