Aloysio na cola de Netinho


Candidato tucano ao Senado sobe cinco pontos e reduz vantagem do adversário do PC do B, em 2 lugar. Marta lidera


O candidato ao Senado pelo PSDB, Aloysio Nunes, subiu cinco pontos na preferência do eleitorado e está acirrando a briga pela segunda colocação na reta final da campanha. De acordo com a pesquisa DIÁRIO/Ipespe, ele ocupa o terceiro lugar na disputa pelas duas vagas de senador pelo estado de São Paulo, mas está em situação de empate técnico com Netinho de Paula (PC do B), vice-líder na corrida. Marta Suplicy (PT) continua liderando as intenções de voto.
Aloysio tinha 18% na pesquisa dos dias 14 e 15. No atual levantamento, realizado em 21 e 22 de setembro, ele subiu para 23%, reduzindo a vantagem de seu adversário pelo PC do B. Como se manteve estável nos 28% da sondagem anterior, Netinho ficou empatado tecnicamente com Aloysio, em razão da margem de erro da pesquisa, que é de 3,2 pontos para mais ou para menos. Pelo mesmo critério, Netinho também está empatado com Marta. A petista tem agora 32%, um ponto a mais do que registrou na semana passada.
O crescimento de Aloysio já havia sido notado em pesquisas anteriores. Desde que Orestes Quércia (PMDB) renunciou à candidatura de senador no dia 6 e declarou apoio ao tucano - com quem compunha a chapa no estado -, Aloysio subiu 13 pontos na série de levantamentos DIÁRIO/Ipespe. Ele passou de 10% em 1 de setembro para os atuais 23%.
A transferência de voto de Quércia para Aloysio já era esperada pelo cientista político Jairo Pimentel Júnior, coordenador da pesquisa do Ipespe. Segundo ele, o candidato tucano tem condições de atrair o voto do eleitor que estava com Quércia e que é contrário ao PT. Netinho faz dobradinha com Marta, numa chapa que tem PT, PC do B e outros partidos.
Ainda assim, Netinho continua com mais chances de ficar com a segunda vaga de senador. Romeu Tuma (PTB) também subiu na intenção de voto, passando de 13% para 16%. Mas o consultor da pesquisa entende que ele está cada vez mais longe da briga pelo segundo lugar. Moacyr Franco (PSL), Ricardo Young (PV), Ana Luiza (PSTU) e Ciro Moura (PTC) registraram índices idênticos aos da semana passada. Os outros sete concorrentes não pontuaram.
A pesquisa DIÁRIO/Ipespe foi feita por telefone. Foram entrevistados 1.600 eleitores em cem cidades do estado de São Paulo, sendo 600 entrevistas na capital e mil em outros 99 municípios paulistas. A pesquisa foi registrada com número 87454/2010 no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) paulista e número 31415/2010 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Fonte: João Carlos Moreira - Diário de S.Paulo

Comentários