Novas pesquisas repercutem debate da Band e entrevistas ao Jornal Nacional


Levantamentos podem mostrar reflexo do desempenho dos candidatos nos eventos na televisão

Três novas pesquisas sobre a corrida presidencial aquecem o início do horário eleitoral gratuito no próximo dia 18. De hoje até terça-feira, os institutos Datafolha, Ibope e Vox Populi divulgam os resultados dos últimos levantamentos, que vão refletir o desempenho dos candidatos no debate da Rede Bandeirantes e nas entrevistas ao Jornal Nacional da Rede Globo. 
 
O Datafolha ouviu 10.770 pessoas entre segunda, 9, e quinta-feira, 12, sobre a eleição presidencial. O instituto perguntou se os entrevistados assistiram ao debate da Band no último dia 5 e qual candidato se saiu melhor. O Datafolha também realizou pesquisas sobre a eleição para governador e senador em sete Estados: Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Bahia e Distrito Federal.

Na próxima segunda-feira, 16, véspera do começo da propaganda eleitoral, será a vez do instituto Vox Populi divulgar o resultado da última sondagem, encomendada pela Rede Bandeirantes e pelo Portal IG. O instituto ouviu 3 mil pessoas entre os dias 7 e 10 de agosto, também repercutindo o debate entre os presidenciáveis.

O Vox Populi também vai mostrar como estão as disputas para governador e senador no Distrito Federal e em 8 Estados (Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Sul e Paraná).

Por último, a nova pesquisa Ibope encomendada pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela Rede Globo deve ser divulgada na terça-feira, coincidindo com o início dos palanques eletrônicos (campanha em rádio e TV). As entrevistas começaram ontem e prosseguem até segunda-feira, 16, quando 2.506 pessoas devem ser ouvidas sobre a eleição presidencial e sobre o desempenho dos candidatos na rodada de entrevistas promovidas pelo Jornal Nacional.

Fonte: Andrea Jubé Vianna - O Estado de S.Paulo

Comentários

  1. Lembrando que a pesquisa do Vox Populi foi suspensa pelo TSE por apresentar irregularidades em sua estrutura, tais como a exclusão do nome do candidato Plínio Arruda (que, cá entre nós,vem roubando muitos votos da Dilma e Marina).
    A pesquisa do Datafolha trás um resultado aparentemente desfavorável para José Serra, mas se formos analisar, veremos o seguinte: no primeiro turno Dilma teria 41%, Serra, 34% e Marina, 10%. A soma total dá 85%. Considerando que os outros candidatos costumam não pontuar nas pesquisas, temos aproximadamente 15% de brancos e nulos.
    Ora, quem vota branco ou nulo no primeiro turno, vota no segundo também. Fica a pergunta: como pode o total de brancos e nulos diminuir 5% do primeiro para o segundo turno?
    Além dessa questão, outra paira no ar: os votos da Marina teriam que ser milimetricamente divididos ao meio e distribuídos aos 2 candidatos para haver essa porcentagem demonstrada no 2º turno. Os eleitores da Marina votariam mesmo na Dilma nesse percentual expressivo?
    Fica a dica, eleitor. Não se deixe enganar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário