Serra quer fazer metrô em cinco capitais no lugar de trem-bala


No embalo de mais uma grande concentração popular de sua campanha presidencial – mais de três mil pessoas foram abraçá-lo na avenida JK, centro, no final da tarde desta terça-feira –, José Serra lançou novo
debate: “É melhor empregar o dinheiro do trem-bala na construção de 300 km de metrô em todo o Brasil, mais a estrada Campinas-SP, porque lá vai estar o aeroporto de Viracopos, além das ferrovias Norte-Sul e a Transnordestina”. O presidenciável tucano não tem dúvida: “O Brasil e Tocantins podem muito mais. Esses 300 km de metrô mudam o panorama urbano no Brasil. O país deve debater isso nesta campanha”. 

Serra salientou que os US$ 35 bilhões antes estimados para o trem-bala, que não tem demanda de carga nem de passageiros que o sustente, já ultrapassam a casa dos US$ 50 bi. Ele observou que cidades como Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Recife e Fortaleza sofrem com metrôs parados, que não funcionam. Segundo ele, se até as eleições de outubro o Governo convencer a população do contrário, “tudo bem”.

Mas, se o povo compreender que este conjunto de obras é a melhor solução inclusive para a Copa de 2014, “melhor ainda”.

José Serra enfatizou que vai fazer as duas reclusas que estão faltando para terminar a ferrovia Norte-Sul. “Aí, o Tocantins, que já cresce acima da média brasileira, vai decolar de vez, porque é um estado fértil, plano e já tem empreendedores”, observou. Também prometeu dar prioridade total à saúde em Tocantins. “Aqui tem cidade que nem sequer tem um médico, mesmo pagando o dobro, ninguém tem interesse. Vou entrar em acordo com as entidades médicas e criar sistemas de residências diferenciados, para todo município ter pelo menos um médico”, prometeu.

O programa Mãe Brasileira, que Serra vai implantar em todo o Brasil, também vai ter sua versão em Tocantins, garantiu. Ele acrescentou que vai retomar com toda força o Programa Saúde da Família no estado. “Vamos fazer um ambulatório médico com 25 especialidades para fazerem por baixo 15 mil consultas e 45 mil exames laboratoriais por mês. Vão ser 154 em todo o país”, ressaltou. Serra assegurou ainda que o "Mãe Tocantinense vai dar certo porque já deu certo em Curitiba, onde se originou, e em São Paulo, onde copiamos”.

Serra afirmou ter ficado impressionado e muito feliz com a recepção calorosa do povo de Tocantins. Não apenas daqueles que já são partidários, mas das pessoas comuns das ruas. E brincou, após passar muito amassa-amassa: “O calor das pessoas é o único calor que refresca. É diferente do calor da natureza. Me senti refrescado por este calor aqui nas ruas”. À noite, acompanhado pela senadora Kátia Abreu e pelo candidato a governador Siqueira Campos, ainda falou para cerca de 200 empresários do Centro-Oeste.

Fonte: http://www.joseserra.org.br/

Comentários

Postar um comentário