Em Alagoas, Serra promete criar Prouni para área técnica

Em visita a Alagoas pela segunda vez, o candidato à presidência da República, José Serra (PSDB), prometeu neste sábado (3) criar um Prouni do ensino técnico (Protec). O Prouni é um programa que oferece bolsas para estudantes pobres das universidades ou faculdades públicas e privadas. Neste caso, Serra quer incentivar o repasse de dinheiro federal, através de bolsas, para estudantes do ensino técnico.

O ex-governador de São Paulo esteve em São José da Tapera, cidade do sertão de Alagoas onde o então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, lançou o Bolsa Escola, que foi transformado em Bolsa Família. Ele disse que gravou parte do programa de televisão para o horário eleitoral gratuito, mas não entrou em detalhes. Tucanos disseram que Serra procurava uma mulher que teria sido ajudada por ele na época do Bolsa Escola e depois retornou a Alagoas. 

Depois, sobrevoou cidades atingidas pelas enchentes. Na lista de promessas, disse que var criar uma Defesa Civil Nacional especializada em desastres naturais, com corpo técnico e policiais treinados, além de um orçamento específico para acelerar o repasse de verba federal ás áreas atingidas. 

"Não há uma organização nacional para uma ação neste sentido. Tem que existir uma rede nacional e uma estrutura meteorológica para que, em três horas as áreas de riscos sejam evacuadas. O que vamos colocar em prática é um levantamento geológico do Brasil inteiro", disse o candidato. 

Serra voltou a chamar os candidatos a presidente da República para debates. Disse que mesmo se as pesquisas apontarem vantagem favorável a ele, continuará a participar de debates e discussões com outros candidatos. Em um dos estados mais pobres do Brasil, Alagoas, com uma dívida pública duas vezes maior que o PIB, Serra disse que vai transformar a repasse de R$ 40 milhões por mês -para pagamento dos juros da dívida pública- em investimento no Estado em saúde e educação. "Esta dívida faz uma cócega no Governo Federal. Mas, ela representa muito para Alagoas. Por isso, o problema de Alagoas vai ser resolvido". 

Fonte: Odilon Rios - Terra

Comentários