Serra sobe o tom e volta a acusar governo Lula de lotear cargos


Em entrevista ao programa Roda Viva da TV Cultura, gravado na noite deste sábado (19), o candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, voltou a atacar o loteamento de cargos da máquina pública, apontando os Correios e a Fundação Nacional de Saúde, como exemplos de instituições cujo mau funcionamento é causado pela divisão dos cargos com partidos políticos. "Eu nunca ficaria mantendo uma diretoria dos Correios evidentemente incompetente", afirmou.
O tucano criticou ainda, logo no início da entrevista, o "troca-troca" feito entre os partidos. Segundo ele, é possível governar sem "loteamento de cargos que está sendo feito". "Eu nunca pegaria um governo para entregar agências para partidos", garantiu Serra.
 
Vice
Sobre a indicação do vice em sua chapa, José Serra negou que haja pressões e descontentamento de partidos de sua base aliada para que o nome seja logo divulgado. Ele ressaltou que a legislação dá um prazo até dia 30 de junho para que isso aconteça, acrescentando achar natural a curiosidade dos jornalistas, de uma maneira geral, com o fato.
 
Dossiês
José Serra também criticou a indústria de dossiês em campanhas políticas. "Quando se tem adversários que sempre fazem isso, eles acham que você faz também", afirmou o candidato sobre o suposto dossiê encomendado pela coordenação de campanha da adversária petista Dilma Rousseff contra ele e sua filha Verônica. No dossiê, segundo Serra, "tem coisas estúpidas, falsas e que são requentadas", disse.
"Eles (PT) têm blogs diretos ou alugados e ficam passando maluquices", completou o tucano, que voltou a responsabilizar a petista Dilma Rousseff sobre o documento. Segundo ele, Dilma deveria se desculpar e afastar imediatamente os envolvidos.
 
Lula
O candidato tucano se defendeu da alta popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e não vê como ameaça os índices de aprovação do governo federal. "Se eu não tivesse convencido de que ganharia, eu não sairia candidato. Dá pra ganhar mesmo assim", afirmou. Lula venceu Serra na eleição presidencial de 2002. Esta é a segunda vez que o tucano concorre à presidência.
 
Ensino técnico
Na entrevista, Serra voltou a falar sobre sua promessa de criar o Prouni para o ensino técnico: o Protec, anunciado pela manhã, durante convenção estadual do PTB. Ele prometeu criar bolsa de estudos para beneficiar jovens de classe média que desejam ingressar no ensino técnico.
 
Pedágios
O candidato tucano irritou-se quando questionado sobre a criação de pedágios em estradas federais. "Esse é um trololó petista que tem muito a falar sobre o Estado de São Paulo", afirmou Serra, visivelmente irritado com a pergunta de Heródoto sobre os altos pedágios no Estado de São Paulo. Em relação às rodovias federais, "os pedágios começaram com Itamar e depois seguiram com o governo Lula". "Se eu fizer vou fazer bem feito", disse, para depois completar: "foi feito só para fazer propaganda e não de fato".
 
Banco Central
Sobre a autonomia do Banco Central, o tucano reiterou críticas e voltar a afirmar que a instituição "não é a Santa Sé em lugar nenhum". Serra lembrou a crise econômica mundial e alegou que a saída é sempre baixar os juros. "Quando tem uma crise como essa, vai tudo pra baixo, tem que baixar o juros. O BC brasileiro foi o único a manter os juros. Foi um comportamento curioso, é um objeto de curiosidade científica, vai ter tese de mestrado, doutorado sobre isso". 

Fonte: Marcela Rocha - Terra

Comentários