Serra defende redução de impostos para a produção de etanol no Brasil


Representantes do setor do álcool cobraram mais apoio do governo para o setor

Em evento do setor de cana-de-açúcar que reúne pré-candidatos à Presidência, o tucano José Serra (PSDB) defendeu nesta segunda-feira (7) uma redução em impostos que recaem sobre a produção de etanol no país. 

Durante o encontro, Serra, Marina Silva (PV) e Dilma Rousseff (PT) discursam sobre o tema e respondem a perguntas formuladas pelos organizadores. Em resumo, eles falam o que pensam sobre o setor e políticas públicas que pretendem aplicar na área caso eleitos.

Primeiro a falar, Serra listou ações que realizou enquanto esteve à frente do governo de São Paulo (2007-2010) e pediu interferência do governo federal para reduzir impostos para a produção de etanol.

Serra lembrou que o governo do tucano Geraldo Alckmin, em São Paulo, reduziu o ICMS do produto de 18% para 12% em 2006 e defendeu que a mesma alíquota seja aplicada em outros Estados. Para isso, no entanto, seria necessário interferência do governo federal, segundo o tucano.

- O que eu acho é que o governo federal tem que se jogar nisso, ativamente nessa negociação.

Antes de os presidenciáveis discursarem no evento, representantes do setor do álcool cobraram mais apoio do governo para o setor. Ismael Perina, presidente da Orplana (Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil) criticou a insegurança no campo e cobrou uma ação mais efetiva do Estado para proteger as propriedades agropecuárias, “acompanhando e reprimindo atividades ilegais e ilegítimas de grupos organizados”.

- Invasão de propriedade no meio urbana são combatidas e punidas imediatamente.

Marcos Jank, presidente da Única (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), lembrou o potencial energético que o setor oferece e criticou a baixa taxa de utilização desta energia atualmente.

-Só 22% das usinas sucroenergéticas do país exportam hoje energia para a rede elétrica brasileira, gerando apenas 2% do nosso consumo anual. [...] Nós queremos despertar essa energia que está “adormecida” nos canaviais.

Fonte: Thiago Faria - R7

Comentários