Conheça a biografia do senador tucano Álvaro Dias




O senador tucano Álvaro Dias (PSDB-PR) foi escolhido como vice de José Serra na chapa presidencial para as eleições deste ano. 

Nascido em Quatá, no interior de São Paulo, tem 65 anos e foi eleito ao Senado em 2006 com 2.572.481 votos. Atualmente exerce seu terceiro mandato na Casa.

Na avaliação da cúpula de campanha do presidenciável tucano, Dias aparece como um nome que tem boa imagem pública --ainda que de temperamento inquieto. 

Ele surge como nome de consenso para angariar o apoio de Osmar Dias (PDT), seu irmão, que cogitava tentar o governo paranaense com apoio da principal concorrente à Presidência de Serra, a petista Dilma Rousseff. 

Dias começou sua carreira política em 1968 como vereador de Londrina, no Paraná, pelo MDB. Em 1971 foi eleito deputado estadual e, em 1974, deputado federal. Em 1982 foi eleito ao Senado, onde ficou até assumir o governo do Estado do Paraná, de 1987 a 1991. 

Deixou o PMDB em 1991 por divergências políticas e fundou o PST, do qual saiu para filiar-se ao PSDB. Foi eleito senador em 1998 e atualmente exerce seu terceiro mandato na Casa. 

Em 2001, saiu do PSDB por pressões internas. À época, recusou-se a retirar voto a favor da CPI da Corrupção, no Senado, durante a gestão do correligionário Fernando Henrique Cardoso. 

Candidato do PDT ao governo do Paraná em 2002, apoiou a chapa de Lula à Presidência naquele ano. Foi derrotado por Roberto Requião (PMDB), governador paranaense até o início do ano, quando se licenciou para disputar o Senado. 

Fonte: Folha.com

Comentários