Caso Bancoop - Freud Godoy e Vaccari se contradizem em CPIs


Freud Godoy e João Vaccari Neto têm uma longa história em comum: fizeram carreira no Sindicato dos Bancários de São Paulo, militaram no PT e trabalharam na Bancoop, a cooperativa habitacional dos bancários de São Paulo. Mas, em depoimentos em CPIs diferentes, eles não contaram a mesma história sobre a atuação de ambos na cooperativa que virou um pesadelo para milhares de associados desde 2005.

Durante depoimento à CPI das ONGs, no Senado, em maio, Vaccari - que atualmente é tesoureiro do PT e foi presidente da cooperativa - disse que contratou a empresa de Freud Godoy para prestar segurança armada nos empreendimentos da cooperativa. Essa seria a justificativa para o pagamento de quase 2 milhões de reais, datados entre 2005 e 2006, para a Caso Sistemas de Segurança, nome da empresa de Freud.

A suspeita de membros da CPI da Bancoop é de que o valor esteja superfaturado. "Foi no início da minha gestão. Nós fizemos a cotação para fazer com vigilância armada. O vencedor na época foi a Caso segurança", afirmou Vaccari na CPI das ONGs, em Brasília.

Contudo, uma contradição importante deverá ser aprofundada pelo Ministério Público. Nesta terça-feira, em depoimento na CPI da Bancoop, na Assembléia Legislativa de São Paulo, Freud Godoy contradisse a versão de Vaccari. Ele disse que a segurança não era armada. "Agora estamos providenciando esse próximo passo [certificado para fazer segurança armada]", declarou Freud. (veja abaixo os vídeo dos depoimentos de Vaccari e Freud Godoy).

Ex-segurança das campanhas do presidente Lula, homem "da cozinha" do PT e um dos pivôs do caso da compra do falso dossiê contra tucanos na campanha de 2006,  Freud Godoy era dono da Caso Sistemas de Segurança, que funcionava no número 89 da Rua Alberto Frediani, em Santana do Parnaíba, segundo registro da Junta Comercial.

Vizinhos disseram que, além da placa com o nome da firma, nada indicava que houvesse qualquer atividade por lá. O único funcionário visível da empresa era um rapaz que vinha semanalmente recolher as correspondências num carro popular azul. Hoje, a Caso Sistemas de Segurança está instalada em uma casa no município de Santo André, na região do ABC.

Ineficiente - A segurança prestada por Freud Godoy, com ou sem armas, não foi eficiente. O terreno do empreendimento Villas da Penha (que ainda não foi terminado) era um dos que a Caso prestava serviços de segurança. O local foi invadido por sem-teto, que construíram uma casa com os materiais da Bancoop, que estavam guardados no terreno.

Freud também votou na assembléia que elegeu Vaccari presidente da Bancoop, em 2005. A lista de presença mostra que, de 12 mil cooperados, apenas 72 pessoas votaram,  entre elas 25 dirigentes do sindicato dos bancários e Freud Godoy, que, na verdade, não esteve presente, mas votou por procuração.

Criada com a promessa de entregar imóveis 40% mais baratos que os de mercado, a Bancoop deixou, no lugar dos apartamentos, um rastro de escombros. Pelo menos 400 famílias movem processos contra a cooperativa, alegando que, mesmo tendo quitado o valor integral dos imóveis, não receberam os apartamentos.

Suspeitas - Depoimentos colhidos pelo Ministério Público ao longo dos últimos dois anos já atestavam que o dinheiro da Bancoop havia servido para abastecer a campanha petista de 2002, que levou Lula à Presidência da República. A empresa de Godoy substituiu a de outro segurança, Andy Roberto, que trabalhou até 2005.

Em depoimento ao MP, Roberto afirmou que Malheiro, ex-presidente da Bancoop morto em um acidente de carro, entregava envelopes de dinheiro diretamente a Vaccari, então presidente do Sindicato dos Bancários e indicado como o responsável pelo recolhimento da caixinha de campanha de Lula.

Uma planilha obtida por VEJA.com demonstrou o pagamento de empresas ligadas à Bancoop ao PT.  O documento aponta  doações feitas pela empresa Mirante/Mizu Artefatos Ltda ao PT, no valor de 43.200 reais. O Ministério Público considera que a empresa era de fachada.

Veja planilha: Planilha mostra doações de empresa de fachada da Bancoop ao PT

Veja vídeo do depoimento de Vaccari:
 


 

Veja vídeo do depoimento de Freud:



Fonte: Fernando Mello - Veja.com

Comentários

  1. UMA MENTIRA ATRAS DA OUTRA
    ELES NAOS E CANSAM
    LIMPARAM COFRES DA BANCOOP
    AGORA DA PRA ENTENDER....AONDE FOI...

    ResponderExcluir

Postar um comentário