Após impasse, confirmada coligação de PSDB e PV no Rio


O ex-prefeito Cesar Maia (DEM) e o deputado estadual Luiz Paulo Correa da Rocha (PSDB) confirmaram na manhã deste sábado que chegou ao fim o impasse em torno da aliança que sustenta a candidatura do deputado federal Fernando Gabeira (PV) ao governo do estado do Rio. O PSDB recuou e manteve a chapa original. O candidato a vice de Gabeira será o tucano Márcio Fortes e, para o Senado, será lançado o nome de Marcelo Cerqueira do PPS, além do ex-prefeito Cesar Maia, pelo DEM.Luiz Paulo e Cesar Maia estão no clube Canto do Rio, em Niterói, onde ocorre a convenção do PV para lançamento da candidatura de Gabeira. 

Na última hora, o PSDB havia decidido que queria lançar candidato ao Senado pela coligação. A ideia foi frustrada pelo PPS, que não abriu mão da vaga. Na sexta-feira, a assessoria de Serra chegou a dizer que ele não vinha à convenção do PV. À noite, no entanto, foi mantida a possibilidade de ele comparecer no evento em Niterói.

Cesar Maia diz ter conversado na sexta-feira no final da noite com o filho Rodrigo Maia, presidente nacional do DEM, que teria recebido do presidenciável tucano, José Serra, a informação do fim do impasse. E considerou uma "besteira" a tentativa do PSDB de propor um candidato ao Senado. 

- Finalmente prevaleceu o bom senso. Ontem zerou o taximetro e comecou uma outra corrida.
O deputado Luiz Paulo considera o impasse coisa do passado. 

- Isso já faz parte do passado. Houve um atrito? Houve. A corda foi esticada, mas se chegou a esse entendimento muito tarde da noite - disse o deputado, que afirmou que conversou com o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, às 23h50 de sexta-feira. 

No palco do clube Canto do Rio, onde acontece a convenção, há fotos do pré-candidato do partido ao governo do Rio, Fernando Gabeira, e dos presidenciáveis Marina Silva (PV) e José Serra (PSDB). Os dois, em horários diferentes, são esperados no encontro, que oficializará o nome de Gabeira. 

Mais cedo, Fernando Gabeira confirmou pelo Twitter a realização da convenção que o lança como candidato ao governo do Rio pela coligação PV-PSDB-DEM-PPS. O coro é reforçado pelo pré-candidato ao Senado do DEM, o ex-prefeito Cesar Maia. Ele afirma que as incertezas que surgiram esta semana não passam de "espuma", numa referência à expressão usada por Serra ao questionar, mês passado, se o corte de cerca de R$ 10 bilhões no orçamento anunciado pelo governo na época era real. 

"Operação Espuma! Bem, hoje sai a Convenção PSDB-DEM-PPS-PV do RJ. Tudo como antes. Era apenas espuma", disse Cesar Maia no Twitter. 

Fonte: Maiá Menezes e Rafael Galdo - O Globo

Comentários