Serra pega carona em campanha do TSE para atrair eleitorado jovem




Em vídeo postado no site tucano "Mobiliza" e replicado no domínio "Amigos de Serra", o pré-candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, e o ex-governador mineiro Aécio Neves fazem campanha para que jovens entre 16 e 17 anos tirem seus títulos de eleitor. A campanha pelo cadastramento tem sido encabeçada pelo Tribunal Superior Eleitoral. O prazo para tirar o título acaba nesta quarta-feira (5) e o grupo de votantes nessa faixa foi reduzido de 2,03% para 1,34% do total de eleitores entre a última disputa presidencial em 2006 e março de 2010.
O TSE fez a campanha "Eleitor Jovem", veiculada no início do ano em emissoras de rádios e TV do País inteiro. Em 2006, o eleitorado entre 16 e 17 anos de idade contabilizava 1,04 milhão, o que representa 2,03% de um cenário com 126 milhões de votantes. Até março de 2010, esse mesmo grupo era representado por 1,8 milhão de jovens. O número absoluto cresceu, contudo, num cenário de 133,2 milhões de eleitores, os jovens representam apenas 1,34%.
Apresentado pela jovem militante Renata Novaes e com 1,3 mil exibições no Youtube, o vídeo tucano conta com a participação de Serra e seu principal cabo eleitoral em Minas Gerais, Aécio Neves. Os ex-governadores intercalam frases motivacionais para os jovens tirarem seus títulos de eleitores até o dia 5.
"Não votar é uma maneira de cooperar com um Brasil que vai para trás", disse Serra, que depois emenda: "Votar é ajudar o Brasil a ir adiante". Para evitar comparações entre Lula e FHC, o pré-candidato tucano tenta colar em sua candidatura jargões como "O Brasil pode mais" e "é preciso olhar para o futuro". Já Aécio Neves enfatiza: "de um lado ou de outro, não importa, qual seja a sua opção, mas o fundamental é participar". "Com o título na mão, o jovem tem opinião", concluem os tucanos.
O partido criou também uma página chamada "Mobiliza 16", que atente às demandas do partido em cativar jovens às causas tucanas. Com 1,22 milhão de integrantes, em fevereiro a legenda tucana estimava ter 40 mil militantes para a campanha de Serra.
A juventude do PSDB, DEM e PPS está começando a se reunir para apresentar propostas ao candidato. Os tucanos desenvolveram um curso de formação política pela internet. O Ilab (Laboratório de formação Política) possui três módulos de duas horas cada um e explica o que é o PSDB e a social democracia.

Clique no link abaixo para ver o vídeo:

Vídeo: José Serra: "com o título na mão o jovem tem opinião"



Fonte: Marcela Rocha - Terra 

Comentários