Em entrevista, Serra critica saúde e diz que Funasa está loteada



O pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, afirmou, em entrevista à Rádio Tupi nesta sexta-feira, que a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) está hoje loteada por cargos de indicação política. O tucano afirmou que a instituição "foi destruída, ficou no chão" durante o governo Lula. 

" Temporão não pode fazer muita coisa lá porque é tudo prato pronto. Está toda loteada "
 
- Uma coisa que foi destruída na área da saúde foi a Fundação Nacional de Saúde, a Funasa. Ficou no chão. Nós tínhamos melhorado. Dá uma pena. O (ministro da Saúde José Gomes) Temporão não pode fazer muita coisa lá porque é tudo prato pronto. Está toda loteada - apontou Serra.
- Eu tinha acabado com isso. Quando vinha um deputado ou senador, e até governador quando era um caso federal, "olha eu tenho um nome para a Funasa no meu estado...", eu falava: "Você tem um nome, esconde de mim. Se esse nome aparecer, eu não nomeio". Porque eu vou nomear alguém que tem que responder a mim, não a alguém que está fora. Você pode ter um nome bom, mas eu tenho que nomear o do teu colega, e o outro não vai ser bom - completou.
Perguntado se o posicionamento seria viável politicamente, Serra, que foi ministro da Saúde na gestão Fernando Henrique, respondeu:
- Eu fiz.
Durante a sabatina, o pré-candidato ainda criticou a demora no atendimento do Sistema Único de Saúde.
- Não é para me gabar, mas quando fui ministro da Saúde, a saúde avançou. Acho que dá para avançar de novo. Na saúde, você tem uma demanda que é sempre crescente. Você nunca chega num ponto ideal. A questão da consulta hoje é uma vergonha.
- A prioridade do meu governo vai ser diminuir tempo de (agendamento para ) consulta.

Confira outros trechos da entrevista

Orçamento
"Começamos obtendo dinheiro diminuindo o custo. Governo tem que gastar menos com a manutenção da máquina e mais com obras para o povo. Não é economizar para não gastar, é economizar para gastar melhor. Você tem que diminuir o empreguismo, prestigiar os concursos. Tem muito apadrinhamento isso em estatais, em administração direta. O Estado todo no Brasil, a máquina do setor público foi loteada entre partidos e tudo mais. Isso tem que acabar."

Comissão da Verdade
"Deve se saber tudo o que aconteceu. Acho que o conhecimento é uma coisa essencial. Do ponto de vista jurídico, o Supremo resolveu, com apoio do governo Lula. O advogado do goevrno Lula entrou com essa tese de que não dava para mexer na Lei de Anistia. (...) Na África do Sul, quando houve o fim do regime do apartheid, que deixava os negros discriminados, e o Mandela virou presidente, o grande Mandela, houve uma comissão da verdade presidida pelo arcebispo (Desmond) Tutu, ele mesmo negro. E nessa comissão da verdade foram chamadas gente dos dois lados que tinham cometido arbitrariedades. Então você vai reabrir isso primeiro que já prescreveu pela lei e segundo que você vai ter uma confusão muito grande de que lado pra cá e vem coisa pra lá. De fato, acho que é necessário saber quem fez o que. O que que aconteceu" 

Fonte: OGlobo

Comentários