Dornelles elogia Lula por manter política econômica do PSDB



Cortejado pelo PSDB, que busca atrair o Partido Progressista (PP) para compor a chapa de José Serra à presidência da República, o senador Francisco Dornelles (PP-RJ), cujo nome é citado como potencial vice do tucano, defendeu nesta terça-feira políticas adotadas no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) para controlar a instabilidade econômica dos anos 90.
Ao participar do Seminário "10 Anos de Responsabilidade Fiscal: Histórico e Desafios", o parlamentar ainda teceu elogios ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela "grandeza" de manter a política econômica empregada pelo governo antecessor.
"O governo do presidente Lula teve grandeza de consolidar mudanças (econômicas), administrando com grande competência", afirmou o senador. "O Brasil conheceu nos últimos 25 anos importantes medidas que tornaram factível a administração financeira do País. O governo Fernando Henrique Cardoso teve a importante decisão que foi a privatização dos bancos estaduais. Esses bancos tiveram durante muitos anos a possibilidade de esconder resultados. O Proer (Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Sistema Financeiro Nacional) foi uma decisão extremamente importante, corajosa e que salvou o sistema financeiro e evitou que a poupança virasse pó", disse Dornelles.
O Proer foi criado a partir de uma medida provisória (MP) em 1995 e promoveu o enxugamento do sistema financeiro estimulando fusões entre bancos e reorganizações e reestruturações societárias. Na reta final do governo FHC, no entanto, o então ministro do Planejamento, José Serra, chegou a ser acusado e condenado em instâncias inferiores, junto com o ministro da Fazenda na época, Pedro Malan, por improbidade administrativa por conta das medidas adotadas na esteira do Proer. Mas, o caso envolvendo os dois foi arquivado no Supremo Tribunal Federal (STF).

Fonte: Laryssa Borges - Terra

Comentários