Vídeo biográfico de Serra será exibido em telões



Iniciativa dá sustentação a uma das principais estratégias da oposição para a campanha deste ano: a comparação das biografias de Dilma e do tucano

 


Foto: Daniela Bras Insone

Um vídeo de oito minutos com a trajetória política e a vida de José Serra, pré-candidato do PSDB à Presidência, será exibido neste sábado, 10, na festa que o partido organiza para a apresentação do nome do tucano na disputa pelo Palácio do Planalto. A iniciativa dá sustentação a uma das principais estratégias da oposição para a campanha deste ano: a comparação das biografias de Serra e da principal adversária, a ex-ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT).
A ideia é mostrar desde o nascimento de Serra, que filho de feirantes viveu na Mooca, bairro da Zona Leste de São Paulo, até seus cargos e realizações como político. Filho único de Francesco e Serafina, imigrantes italianos, Serra foi criado cercado por mulheres. Sua maior referência afetiva na infância foi a avó materna, Carmela, calabresa nascida na Argentina. Seus pais tinham uma barraca de frutas no Mercado Municipal da Cantareira.
O pai queria que Serra ajudasse na feira, mas a mãe insistiu que ele estudasse. Iniciativas tomadas à frente do Ministro da Saúde, como a criação dos genéricos, os mutirões e a articulação para a quebra das patentes dos remédios de combate à Aids, vão ser exploradas. Depoimentos de pessoas beneficiadas por esses programas serão exibidos nos telões do Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília, local escolhido para a festa.
O ingresso na vida política aos 21 anos, quando foi eleito presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) também vai merecer destaque. O vídeo foi elaborado pela equipe do jornalista Luiz Gonzalez, provável marqueteiro da campanha, e vai contar ainda com depoimentos da Mônica Serra, mulher do ex-governador, e da filha Verônica. Os netos Antonio, Gabriela e Francisco também vão aparecer. Já o filho Luciano, mais discreto, e a xodó de Serra, a tia Carmelita, devem ficar de fora.
Quem assistiu ao filme disse que ele foi elaborado com o objetivo de emocionar as pessoas. O PSDB preparou uma festa para 3 mil pessoas, mas ontem a expectativa era que perto de 4 mil comparecessem ao evento. Foram instalados quatro telões e 20 TVs de plasma em salões anexos ao principal.

Fonte: Ana Paula Scinocca, Christiane Samarco e Julia Duailibi - O Estado de S.Paulo

Comentários