Serra desmente boatos sobre Zona Franca de Manaus

Depois de negar a informação pelo Twitter, o tucano defendeu incentivos fiscais permanentes à região. Uma emenda à Constituição aprovada em 2008 pelo Congresso prorrogou os benefícios até 2033...

Serra desmente boatos sobre Zona Franca de Manaus
O pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, procurou se desvencilhar dos boatos de que era contra a Zona Franca de Manaus, durante entrevista ao programa Amazônia Legal, da Amazon Sat. Depois de negar a informação pelo Twitter, o tucano defendeu incentivos fiscais permanentes à região. Uma emenda à Constituição aprovada em 2008 pelo Congresso prorrogou os benefícios até 2033.

A medida é um dos principais pleitos da região. O programa, que vai ao ar amanhã, às 19h, é transmitido para todos os estados da Amazônia Legal. A entrevista foi gravada em Brasília, na sexta-feira, antes da posse do novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

A entrevista de Serra é a primeira fala de um pré-candidato presidencial para a região nestas eleições. Nenhum dos pretendentes ao Palácio do Planalto têm agenda prevista nos próximos dias para os estados da Amazônia Legal. Além de se defender, Serra aproveitou o programa para tocar em pontos sensíveis da candidatura de Dilma Rousseff (PT) na região.

O principal deles é o licenciamento ambiental da BR-319 (Manaus/Porto Velho), enroscado em diversas pendências. A rodovia foi inaugurada durante o regime militar e fazia parte do plano de expansão da Amazônia. Entretanto, a estrada está intransitável.

Incluída no Programa de Aceleração de Crescimento (PAC),a reforma da rodovia começou em 2008, sob crítica ferrenha dos ambientalistas. Eles defendem que o projeto é inviável economicamente e trará sérios prejuízos para a região. No fim de março, em visita oficial à Amazônia, a então ministra da Casa Civil garantiu que as intervenções no trecho central da BR-319 começariam ainda no governo Lula.

Na próxima semana, a agenda de Serra tem visitas programadas às cidades baianas de Alagoinhas e Feira de Santana, na terça-feira, Ribeirão Preto, na quarta, e Goiânia, na quinta. Outra viagem a Minas Gerais também pode ser encaixada no roteiro do pré-candidato. Amanhã, ele participa ao vivo do programa Brasil Urgente, da TV Band.

Durante o dia, Dilma Rousseff participa do lançamento da candidatura ao senado de Lindberg Farias (PT), na quadra da Portela, no Rio de Janeiro. A ex-ministra da Casa Civil deve ficar em Brasília a maior parte do tempo na semana que vem. A única viagem prevista até o momento é para Ribeirão Preto, para participar do mesmo evento de Serra. Os dois visitam a cidade para participar de uma feira de tecnologia agrícola.

Alana Rizzo - Estado de Minas

Comentários