Senador Marco Maciel elogia projeto sobre educação inclusiva do Vereador Floriano Pesaro



O senador Marco Maciel (DEM-PE) registrou, em discurso no Plenário, que o Dia do Exército Brasileiro é comemorado nesta segunda-feira (19 de abril). Ele aproveitou para elogiar o vereador do PSDB de São Paulo, Floriano Pesaro, pela iniciativa de propor a criação do Dia Municipal em Defesa da Educação Inclusiva, comemorado pela primeira vez este ano.
O senador aproveitou para defender a aprovação do projeto (PLS 565/09) seu que inscreve os nomes dos chefes militares Francisco Barreto de Menezes, João Fernandes Vieira, André Vidal de Negreiros, Henrique Dias, Antônio Filipe Camarão e Antônio Dias Cardoso no Livro dos Heróis da Pátria, depositado no Panteão da Liberdade e Democracia, em Brasília. Os seis lideraram a Insurreição Pernambucana (1624-1654), que culminou na expulsão dos holandeses da região Nordeste brasileiro. As chamadas Batalhas dos Guararapes foram decisivas da insurreição. A primeira batalha ocorreu em 19 de abril de 1648 e é considerada a origem do Exército brasileiro.
- Não foi sem outra razão que Gilberto Freyre disse certa feita, com muita propriedade, que em Guararapes se escreveu, com sangue, a história do Brasil. De fato, hoje se admite que o Exército brasileiro surgiu a partir da Batalha de Guararapes. Não podemos, portanto, deixar de festejar tão significativa e expressiva vitória militar - afirmou Maciel.

Educação Inclusiva
Na última quarta-feira (14), informou Maciel, foi comemorado pela primeira vez na cidade de São Paulo o Dia Municipal em Defesa da Educação Inclusiva, data criada por iniciativa do vereador tucano Floriano Pesaro. O senador opinou que, enquanto o Brasil não der "prioridade 1" para a educação, o país não poderá ser considerado desenvolvido.
- Devemos refletir sobre a necessidade de adotarmos modernas práticas de educação inclusiva para as pessoas portadoras dos mais diferentes tipos de deficiências, quer no campo intelectual quer no campo mesmo da assimilação do conhecimento ou físico - afirmou Maciel. 

Fonte: Agência Senado

Comentários