Rogério Rosso toma posse como novo governador do DF



Deputado foi escolhido em eleição indireta no último sábado (17).
Rosso ocupou cargo na gestão de José Roberto Arruda.


Rogerio Rosso
Ex-membro da administração de José Roberto Arruda, Rogério Rosso (PMDB) tomou posse nesta segunda-feira (19) como novo governador do Distrito Federal. Rosso foi eleito em primeiro turno para o cargo em eleição indireta realizada na Câmara Legislativa no último sábado (17). Com o voto de 13 dos 25 deputados, ele desbancou o então governador interino, Wilson Lima (PR), que obteve quatro votos, e o candidato do PT, Antonio Ibanez, que teve seis votos.
Também tomou posse nesta manhã a nova vice-governadora, Ivelise Longhi (PMDB), que foi administradora de Brasília no governo Arruda. Após serem recebidos com aplausos pelos deputados distritais em um plenário lotado, governador eleito e vice ouviram o discurso de Wilson Lima. “Temos um novo governador eleito em eleição indireta pelo parlamentares. Com certeza os deputados representam o povo.A eleição é legítima [acontece] no momento em que o DF precisa de pessoas determinadas e dispostas a arreganhar as mangas”, disse.
Durante o discurso, Lima disse que sua gestão como governador interino trouxe tranqüilidade ao Distrito Federal. “No momento que Brasília mais precisava eu estive presente. Quando tudo parecia acabado, sob a ameaça da intervenção, Deus me deu a missão, me iluminou, e eu fiquei a frente do GDF e pus calmaria à cidade”, afirmou.
Após o discurso de Wilson Lima, Rosso e Longhi prestaram no palanque da Câmara o compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento do DF e foram declarados empossados nos cargos pelo presidente da Casa, Cabo Patrício (PT).
Rosso é advogado e ocupa cargos na administração pública do DF há cerca de 10 anos. No último governo de Joaquim Roriz, foi secretário de Desenvolvimento Econômico e administrador de Ceilândia e, na gestão Arruda, presidiu a Companhia do Desenvolvimento do Planalto Central (Codeplan).
Entre as principais propostas do novo governador, estão a continuidade de obras e serviços, a redução dos cargos comissionados e de despesas da máquina pública, além da aplicação dos recursos economizados nas áreas de saúde, segurança e educação.
Rosso vai ficar à frente do governo até o final de 2010. Em janeiro, tomará posse o governador que for escolhido nas eleições de outubro.

Crise política
O Distrito Federal enfrenta uma crise política desde que a Polícia Federal deflagrou, em novembro de 2009, a Operação Caixa de Pandora. A PF investiga um suposto esquema de distribuição de propina no governo distrital, envolvendo o primeiro escalão do Executivo local. As denúncias levaram à prisão e afastamento, por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do então governador José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM) por tentativa de suborno de uma testemunha do caso em fevereiro.
Dias depois, o vice-governador Paulo Octávio (sem partido, ex-DEM) renunciou ao cargo, assumindo interinamente o então presidente da Câmara Legislativa, Wilson Lima. Durante a prisão, Arruda teve o mandato cassado pelo TRE-DF por infidelidade partidária, deixando vago o cargo. José Roberto arruda foi solto pelo STJ nesta segunda-feira (12), após dois meses preso.

Fonte: Nathalia Passarinho - G1




 

Comentários