PSDB articula tática para enfrentar petistas



Partido que enfatizar biografia do presidenciável José Serra

Em contagem regressiva para a campanha eleitoral propriamente dita, o PSDB já está trabalhando para deixar seus filiados com o discurso oficial na ponta da língua. Presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV), André Régis comandará uma conferência, hoje, em São Paulo, às 9h, para trasmitir a linha de argumentação que deve ser adotada pelos tucanos. A análise partirá de uma comparação entre a tática do PT e a do PSDB. “A estratégia do PT é tornar a biografia do candidato irrelevante. O que é relevante para eles é a indicação. Para o PSDB, o que importa é a biografia”, explica André, numa referência à experiência eleitoral e de gestão pública do presidenciável José Serra (PSDB).

A ideia é tornar os tucanos convictos de suas qualidades. “Em termos de futuro, quem está mais habilitado a governar, na medida em que ninguém governa por procuração? A estratégia do PT é essa: por ser indicado por Lula, vai ser um bom presidente”, observa André Régis. Ele continua com os argumentos a favor do projeto tucano: “A história recente mostra que Lula escolhe sempre mal seus assessores. Um dos problemas de Lula é na escolha”, comenta Régis.

Em sua avaliação, o pessoal ligado ao presidente, mais habilitado a disputar, não pode porque enfrenta problemas com a imagem manchada por escândalos, a exemplo do ex-chefe da Casa Civil, José Dirceu, e do ex-ministro da Fazenda, deputado Antônio Palocci. Ambos vinham sendo preparados para sucessão de Lula até terem o percurso interrompido pelo escândalo do mensalão e as irregularidades na Prefeitura de Ribeirão Preto. “É isso que a população quer?”, questiona André Régis.
O PSDB combaterá também a hipótese de comparação entre as gestões do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do presidente Lula. “Isso para gente é um debate superado. Nas duas ocasiões, quando isso era um debate atual, FHC ganhou as eleições no primeiro turno”, afirmou o presidente do ITV. O seminário deve seguir a lógica do Comunicar, programa de capacitação de filiados já em prática pelo PSDB.

PROPAGANDA

A Justiça Eleitoral atendeu a um pedido do PT e concedeu ontem uma liminar ordenando o PSDB a tirar do ar um filme estrelado por José Serra, veiculado na propaganda partidária a que a sigla tem direito na televisão. No vídeo, distribuído na última quarta-feira, o pré-candidato ao Palácio do Planalto fala sobre projetos do governo tucano no Estado e chega a utilizar a primeira pessoa para enunciar as realizações. 

Fonte: Renata Bezerra de Melo -Folha de Pernanbuco




Comentários