PSDB aposta em voluntários e pulveriza campanha de Serra na internet

Pré-candidato mobiliza seguidores pelo Twitter e apoiadores mantêm sites pró-tucano


Ainda sem um site oficial de José Serra (PSDB), a estratégia do PSDB para ganhar o voto dos internautas é apostar no engajamento voluntário dos seus simpatizantes. Enquanto a propaganda eleitoral não é liberada, o partido mantém no ar ao menos cinco endereços que remetem à campanha tucana e tem no próprio candidato seu principal mobilizador na rede – só no Twitter, Serra (@joseserra_) tem mais de 200 mil seguidores.
Responsável pela campanha do tucano na internet, o coordenador de comunicação digital do PSDB, Sérgio Caruso, disse ao R7 que a intenção é reunir pessoas com perfis diferentes, de vários lugares, em torno da candidatura de Serra, mas sem apelar para a doutrinação ideológica.
- Estamos buscando pessoas de verdade, não estamos buscando maquininhas, nem programinhas. E a adesão é enorme. Mas isso não é uma guerra de números, é uma guerra de qualidade.
Caruso coordena uma equipe de cerca de dez pessoas, que ele chama de “núcleo duro” da campanha online de Serra. Com mais de 20 anos de carreira, ele se licenciou da presidência da ONN Networking – uma das principais empresas de tecnologia de São Paulo – para se dedicar exclusivamente à campanha tucana. O PSDB ainda tenta trazer para o seu time Moriael Paiva, da Talk Interactive, que coordenou a campanha na internet do prefeito Gilberto Kassab (DEM), em 2008.
Além desta equipe, Caruso conta com uma rede de apoiadores que incluem cientistas políticos, jornalistas, pessoas ligadas à tecnologia, entre outros.
- Existe um grupo de comunicação digital para essa campanha que está pensando lá na frente. A estratégia é baseada no voluntariado, em ter pessoas de verdade, no espírito da internet.
A última iniciativa destes apoiadores foi lançar o site Amigos de Serra, criado logo após o tucano deixar o governo de São Paulo, no começo do mês. O blog Gente que Mente, o Mobiliza, o Mobiliza 16 e o Brasil de Verdade também engrossam a torcida pró-Serra na internet.
Caruso diz que é impossível prever qual o peso que a internet terá nas eleições deste ano, mas aproveita para cutucar a adversária de Serra na disputa, Dilma Rousseff (PT), que “importou” parte da equipe responsável pela campanha presidencial de Barack Obama nos Estados Unidos. A campanha online do americano é considerada um marco da importância da web nas eleições.
- Nós acreditamos que o Brasil é exportador de talentos na web, e não importador.

Fonte: Thiago Faria - R7

Comentários