Mococa 154 Anos


Vivicius Caruso

Hoje, 5 de abril, comemoram-se os 154 anos da cidade de Mococa. Localizada a 270 km de São Paulo, 170 km de Campinas e 90 km de Ribeirão Preto, está inserida na microrregião de São João da Boa Vista, sendo, dentro desta, o segundo maior município.       
 A origem de Mococa remonta ao século XVIII, quando o espanhol D. Tomás de Molina recebeu, por meio de doação, a Sesmaria de Mogi - Mirim. Tempos mais tarde, houve o surgimento da “Capela Curada” (onde hoje se localiza a Igreja do Rosário), erigida pelo casal Antonio José Gomes e Catarina Gomes. Em 1856, o povoado de “São Sebastião da Boa Vista” é elevado à categoria de vila, passando a chamar “São Sebastião da Mocoquinha”. Mococa (do tupi-guarani Mu – Casa, Co – Pequeno, Oca – Esteio), significa “casa de pequeno esteio”, “casebre”. O termo faz alusão às pequenas moradias que margeavam o Ribeirão do Meio, afluente do Rio Pardo que corta a cidade.
Durante a “belle époque caipira” (meados do século XIX), Mococa foi considerada como uma das melhores do Brasil na produção do café. Em 1919, os irmãos Izabel do Prado Barretto e Francisco Muniz Barretto fundaram os “Lacticínios Mococa”, notabilizada e facilmente reconhecida pela presença da “Vaquinha”. Quando da Revolução Constitucionalista de 1932, a cidade passou a ser um dos fronts, devido a sua localização fronteiriça com o Estado de Minas Gerais.
Hoje, a cidade encontra-se na 100ª. posição no ranking populacional do Estado de São Paulo, com 68.718 habitantes, e possui um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) avaliado em 0.809 (111º.no ranking), considerado elevado. Sua economia baseia-se principalmente na agricultura, pecuária leiteira e de corte, indústrias de beneficiamento e turismo rural (em franca ascensão). Pode-se destacar como pontos turísticos relevantes a Igreja Matriz de São Sebastião (Construída em 1895); Igreja do Rosário (antigo Museu de Arte Sacra); Museu Histórico e Pedagógico “Marquês de Três Rios”; Casa de Cultura “Rogério Cardoso”(ator da TV Globo, nascido em Mococa); Cachoeira do Itambé (divisa com o município de Cássia dos Coqueiros) além das esculturas de Bruno Giorgi (autor das diversas obras de Brasília): “Os Candangos” (réplica), “Os Fundadores” e “Mulher de Mococa”.       
Que a cidade possa, num futuro próximo, ser uma das grandes potências do Estado de São Paulo e fazer jus ao seu belo título de “Cidade das Palmeiras Imperiais”. Vida longa a Terra Minha, Paulista e Generosa! Parabéns, Mococa!




*Vinicius Caruso é estudante

Comentários