Lula responde ao STF que foi avisado por Jeferson sobre mensalão



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou na quinta-feira passada seu depoimento sobre o caso mensalão. Na resposta ao questionário feito pelo Ministério Público Federal, Lula reconhece pela primeira vez que ouviu em março de 2005 do presidente do PTB, Roberto Jefferson, o alerta sobre a existência do esquema de compra de congressistas da base aliada.
O documento foi entregue no mesmo dia que o plenário do STF rejeitou pedido da defesa de Jefferson para incluir Lula entre os réus do processo. Como revelou a Folha no dia 13 de março, Lula respondeu que não conhece pessoalmente o publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza, acusado de ser operador do principal escândalo de corrupção do governo petista.
Segundo a reportagem, Lula repete a versão que já deu em conversas reservadas sobre Valério. Diz que o publicitário nunca esteve na Granja do Torto. O mensalão foi revelado em uma entrevista de Jefferson, então deputado pelo PTB-RJ, à Folha em junho de 2005.
Jefferson falou de mensalão ao Lula em reunião no Palácio do Planalto na qual estavam Aldo Rebelo e Walfrido dos Mares Guia, à época ministros das Relações Institucionais e do Turismo, respectivamente; Arlindo Chinaglia, então líder do governo na Câmara, e José Múcio, na época líder do PTB.
Na primeira entrevista à Folha, Jefferson afirmou que Lula chorou quando ele o alertou sobre o mensalão e que disse "não ser possível".
No documento do Ministério Público, enviado para Lula em novembro, o presidente é questionado se soube do mensalão por outra pessoa. É uma alusão a uma conversa entre o presidente e o então governador de Goiás, o tucano Marconi Perillo, em maio de 2004.
O presidente diz que só soube de detalhes do esquema de compra de apoio parlamentar após as revelações de Jefferson à Folha. Desde a revelação do mensalão, há rumores de que Delúbio Soares, então tesoureiro do PT, teria levado Valério à Granja do Torto para se encontrar com Lula, que nega essa versão. 

Fonte:  Folha Online

Comentários