Governador José Serra visita AME Heliópolis



Ambulatório atende população da região sudeste da capital de cerca de 2 milhões de pessoas
 
O governador José Serra visitou nesta quinta, dia 1º, o AME de Heliópolis - maior do Estado e o primeiro centro ambulatorial do Brasil a contar com serviço de ressonância magnética. O espaço tem capacidade para atender uma população de 2 milhões de habitantes da região sudeste da capital paulista.
O AME Heliópolis, inaugurado pelo governador em 9 de dezembro de 2009, faz parte de um novo modelo de atendimento da Secretaria da Saúde que reúne consultas, exames e pequenas cirurgias em um só local, agilizando o diagnóstico e o tratamento dos pacientes. O investimento foi de R$ 20,4 milhões. "Eu inaugurei este AME há alguns meses, ele é feito naquela que era talvez a maior favela de São Paulo, Heliópolis. Eu digo era, porque ela está mudando. Está virando bairro. É o maior AME que nós temos em São Paulo, é três vezes maior que a média dos outros AMEs", disse José Serra.
Com 16 mil metros, o espaço é composto por seis salas de cirurgia, 12 leitos de recuperação pós-anestésica, 24 leitos de hospital-dia e 45 consultórios, além de equipamentos de ponta como ultra-sonografia endoscópica.
No novo ambulatório os moradores têm acesso a consultas nas mais diversas especialidades médicas como cardiologia, urologia, cirurgia ginecológica, cirurgia pediátrica, além de exames como mamografia, tomografia, biometria ultrassônica e retinopatia.
Com foco na humanização, o AME realiza também diversas ações como serviço de transporte para pacientes, atendimento especializado para idosos, entre outros programas. Nem mesmo o meio-ambiente ficou de fora do projeto: 1,2 mil mudas de árvores foram plantadas ao redor do ambulatório. O AME Heliópolis fica na avenida Almirante Delamare, 1534.
"Aqui, são quase 20 mil consultas, mais de 50 mil exames de imagem, 800 cirurgias leves por mês. Ele é um modelo. Eu tinha prometido que iria voltar para ver funcionando. É um trabalho que valeu a pena", completou o governador.
Anexa ao AME, a Casa do Adolescente de Heliópolis dá a jovens de 10 a 20 anos a oportunidade de debater sobre cidadania e saúde. Médicos, psicólogos, dentistas, enfermeiros, nutricionistas, assistente social e educador físico prestam um atendimento exclusivo aos jovens. O objetivo é a prevenção por meio da informação. Os atendimentos acontecem em seis consultórios médicos e um odontológico.
Há ainda 12 grupos formados para atividades não-médicas, como os de discussão sobre sexo, de gestantes e de pais e acompanhantes. Com 554m² de área construída, o espaço conta com campo de areia, playground e quadra poliesportiva para recreação. A estrutura fica à disposição da comunidade aos finais de semana.
Para serem atendidos, os jovens não necessitam da presença dos pais. Estes são chamados quando há necessidade de autorizar procedimentos médicos considerados invasivos. A Casa do Adolescente faz parte do Programa de Saúde do Adolescente da Secretaria.


Comentários