Governador Alberto Goldman entrega a Etec de Santa Isabel



Neste ano, Etec implantou o Ensino Médio com 80 vagas
 
O governador Alberto Goldman entregou oficialmente a Etec de Santa Isabel, a quinta Escola Técnica Estadual da região do Alto Tietê nesta sexta-feira, 30. A Etec, que tem 229 alunos matriculados, iniciou suas atividades no segundo semestre de 2009, com os cursos técnicos de Administração e Logística. A novidade desse ano foi a implantação do Ensino Médio, com 80 vagas no período da manhã.
“O conjunto Ensino Médio, Ensino Técnico e Ensino Tecnológico mais do que triplicaram as vagas nesta região do Alto Tietê, como aliás, em todo o Estado de São Paulo vem acontecendo”, disse o governador.
A cerimônia conta com as presenças do secretário de Desenvolvimento, Luciano Santos Tavares de Almeida, e da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, entre as demais autoridades.
O investimento inicial do Estado na unidade, em mobiliário e equipamento, foi de R$ 350 mil. A Prefeitura de Santa Isabel ficou encarregada da reforma e da adequação do prédio da escola.
“Todos que entram nas Etecs, no Ensino Médio, nas Fatecs são produtos de vestibulares, portanto são os melhores. E eles continuam tendo um ensino, uma educação de altíssima qualidade através do Centro Paula Souza do Governo do Estado. Então isso faz com que você tenha melhores alunos, melhores resultado, melhores lugares sempre em todas as avaliações que são feitas, inclusive no Enem”, comemorou Goldman.
Nove das 18 Etecs da Região Metropolitana de São Paulo (excluindo a Capital) integram o Plano de Expansão do Ensino Profissional, uma das prioridades do Governo do Estado na área da Educação: Cajamar, Cotia, Diadema, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Poá, Santa Isabel, Santana de Parnaíba e Suzano. Ainda em 2010 os municípios de Arujá, Embu e Osasco ampliam essa relação.
Com as novas unidades, o crescimento nas outras Etecs e a parceria com a Secretaria da Educação, o Governo de São Paulo mais que dobrou a oferta de vagas no Ensino Técnico na Região Metropolitana. No segundo semestre desse ano serão 7.255 vagas. Foram 3.280 no mesmo período de 2006.
Empregabilidade
De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 73,7% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 87,7% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos.
O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (24,7%), seguido por serviços (18,8%), comércio (13,9%), saúde (10%), informática (7,8%), educação (5,9%), construção civil (5%) e agropecuária (3,8%). Os 10% restantes estão empregados em outras áreas. As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2% da força de trabalho, seguidas pelas médias empresas, com 20,5%.
Expansão do ensino técnico
A Etec de Santa Isabel faz parte do Plano de Expansão do Ensino Profissional do Centro Paula Souza - autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento, que administra as Etecs e as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado. São Paulo possui 186 Etecs, que atendem mais de 180 mil alunos.
Vestibulinho das Etecs
Começa nesta sexta-feira, 30 de abril, e vai até 21 de maio, o período de inscrição do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o 2º semestre de 2010. Serão oferecidas 59.184 vagas para 76 cursos técnicos - o que representa um crescimento de 24 % em relação ao mesmo período do ano passado (47.699 vagas). O exame será no dia 13 de junho.
Desse total, 50.067 vagas são destinadas a 183 Etecs e 15 classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a administração de uma Etec). Esse número inclui também as 2.335 vagas oferecidas na modalidade semipresencial por meio do Telecurso TEC para as 59 turmas de 39 Etecs. A novidade na região é a Etec de Cotia, que vai implantar um novo curso técnico: Lazer, com 40 vagas no período da tarde.
Pelo convênio firmado entre o Centro Paula Souza, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo serão oferecidas 7.737 vagas para cursos técnicos em 109 escolas estaduais de 67 municípios paulistas e 1.380 vagas em 22 Centros Educacionais Unificados (CEUs) da Capital. As aulas serão noturnas, ministradas por professores das Etecs.

Comentários

  1. Anônimo6/5/10 22:12

    Sr.Governador,favor enviar urgente uma equipe na Escola Estadual Oswaldo Catalano-Tatuapé-diretoria Leste 5 para averiguar para onde vai o dinheiro que eles cobram das matriculas, dos uniformes,das festas da metropolitanas.Só deputado que sofre quando afana o dinheiro público, diretor de escola não? Por que ninguém toma providência a respeito das falcatruas que acontece na Escola Catalano?Que o dinheiro de todos os anos da atual gestão seja devolvido a quem de direito.Que eles parem de surrupiar o dinheiro da comunidade escolar.Cobraram até a prova de reclassificação.
    Sebastian Pereira Ruiz

    ResponderExcluir

Postar um comentário