Serra diz que redistribuição dos royalties do petróleo vai provocar a quebra dos Estados


Serra voltou a dizer hoje que, se aprovado, o projeto de redistribuição dos royalties do petróleo vai provocar a quebra dos Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. "O projeto significaria fechar as portas de muitas prefeituras do Rio e do Espírito Santo e quebrar os dois governos estaduais", afirmou. "Do jeito que está, arruína o Rio de Janeiro e o Espírito Santo e, portanto, é inaceitável."
Serra disse entender a preocupação dos legisladores com o uso dos recursos do pré-sal em favor do País, mas discorda da forma como a redistribuição foi feita. "Acho legítimo pegar recursos do petróleo para beneficiar o Brasil como um todo, mas isso não pode se fazer liquidando dois Estados." De acordo com o governador, São Paulo seria "menos afetado" pela mudança do que Rio e Espírito Santo.
O projeto, com a emenda Ibsen, que trata da redistribuição, foi aprovado na semana passada pela Câmara e passará agora pelo Senado e pela avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pode vetá-lo. "Não se sabia bem o que estava sendo votado na Câmara. Pelo menos, não era do meu conhecimento", disse Serra. "Espero que o Senado considere o assunto." 

Fonte: Agencia Estado

Comentários

  1. É incrível! A energia elétrica gerada pelo norte do Brasil tem que ser distribuída para estados que não a produzem, agora quando se fala dos royalties do petróleo da camada pré-sal, os Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, são totalmente egoístas. Dizer que esses Estados vão quebrar... Ah, pelo amor, né? O que os mesmos faziam pra se manter antes de explorarem o petróleo nessa camada? Chega de "cascata"! Lembrem-se de que antes do petróleo ser do Estado do Rio ou do Espírito Santo, o petróleo é brasileiro, BRASILEIRO! Se o mesmo acontece com a energia elétrica, porque não acontecer com o petróleo?

    ResponderExcluir

Postar um comentário