Serra critica política macroeconômica do governo Lula


Ao anunciar redução de carga tributária para a indústria têxtil, o governador de São Paulo e provável candidato do PSDB à Presidência, José Serra, atacou nesta segunda-feira a política macroeconômica do governo federal. Segundo ele, o Brasil não defende das "práticas desleais de comércio" de países como China e Coreia, por exemplo.
- Há vários problemas de carga tributária em geral, de concorrência externa, com práticas desleais de comércio. E o Brasil não se defende tanto quanto seria necessário - disse ele, sob aplausos de sindicalistas que acompanhavam a cerimônia no Palácio dos Bandeirantes.
- Nós somos mais eficientes, inclusive, mais que os chineses. Os problemas que temos de competitividade decorrem de problemas macroeconômicos. Portanto, temos que ir criando as condições (...) que permitam padrões justos de competitividade. Esse é um problema crucial - apontou ele, para em seguida fazer uma metáfora: - Não posso ir numa corrida contra um adversário que está usando um tênis novinho e amarrado. E eu com o tênis desamarrado. Aí não dá. Nós temos que amarrar esse tênis da competitividade do Brasil.
Depois, durante entrevista coletiva, o tucano amenizou os ataques.
- O Brasil não conseguiu se defender à altura, apesar das intenções corretas do governo nessa direção, mas ainda temos que fazer mais nessa área. 

Fonte - Flávio Freire - OGlobo

Comentários