Senado aprova auditoria do TCU em fundos que aplicaram na Bancoop


Cooperativa é suspeita de desviar dinheiro para o caixa dois de campanhas

O Senado aprovou nesta terça-feira (16) requerimento que pede ao TCU (Tribunal de Contas da União) uma auditoria nos fundos de pensão que aplicaram dinheiro na Bancoop, a cooperativa habitacional dos bancários de São Paulo. A Bancoop é suspeita de ter desviado dinheiro dos fundos Previ, Petros e Funcef para campanhas eleitorais.
O requerimento foi aprovado em votação simbólica no plenário quando o tucano Marconi Perillo (GO) presidia a sessão. O autor do requerimento é o senador Álvaro Dias (PSDB-PR).
Na justificativa do pedido, o tucano diz que “essas operações serviam para mascarar o desvio de dinheiro para o caixa dois de campanhas eleitorais”.
A Bancoop é investigada desde 2007 pelo Ministério Público do Estado de São Paulo. Após analisar documentos e transações bancárias, o promotor José Carlos Blat se convenceu de que recursos saíram dos caixas da cooperativa para alimentar o caixa dois de campanhas eleitorais do PT – incluindo a primeira eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002 – o que o partido nega.
O tesoureiro do partido, João Vaccari Neto, o PT e a Bancoop negam as acusações. Para eles, a investigação “requenta” um fato antigo que já foi esclarecido. Vaccari Neto diz que o promotor faz denúncias na imprensa em vez de fazê-las na Justiça.
O advogado da cooperativa, Pedro Dallari, disse que a estimativa de R$ 100 milhões de desvio feita por Blat é “maluquice”.

Fonte: R7.com

Comentários