Para ser capital da velocidade, SP muda rotina da Indy no fim de semana

 

Cidade se orgulha de receber além de evento deste fim de semana, a Fórmula 1 e salões especializados

 Bia Figueiredo cruza as ruas de São Paulo

Na onda de ser a capital mundial do automobilismo, a cidade de São Paulo recebe neste fim de semana a primeira etapa de Fórmula Indy de rua da história do país. Serão cerca de 4,2 mil metros por volta e carros que devem ultrapassar os 300 km/h na maior reta de toda a temporada da categoria. Os treinos serão no sábado, a partir das 9h, e a corrida acontece no domingo, às 13h.

E a chance de um brasileiro ir bem na estreia do ano é grande. São sete competidores: Hélio Castroneves, Tony Kanaan, Mario Romancini, Vitor Meira, Raphael Mattos, Mario Moraes e Bia Figueiredo. Moraes fechou contrato nesta quinta-feira, em cima da hora, e vai correr pela KV Racing. Já a única representante feminina tem, pelo menos por enquanto, contrato apenas para correr em São Paulo.

A expectativa de Bia é modesta. Na coletiva de imprensa da categoria, ela disse que sua principal meta é maximizar a sua experiência na Indy e terminar a prova sem se envolver em acidentes.

A prova de rua de São Paulo vai acontecer em uma categoria que é predominantemente realizada em circuitos ovais. Serão oito pistas com essas características, cinco em ruas e outras quatro em autódromos permanentes.

Outra diferença é que Brasil e Japão são os únicos responsáveis pela prova sair da América do Norte. Das 17 provas, 13 acontecem nos Estados Unidos e duas no Canadá. A tendência é que a saída do continente norte-americano torne-se mais rotineira nos próximos anos.

São Paulo, por exemplo, tem garantidos mais quatro anos de evento. E todos devem ser, segundo o prefeito da cidade, Gilberto Kassab, no mesmo autódromo, que custou aos cofres públicos R$ 20 milhões em 2010, mas deve trazer para a capital paulista R$ 120 milhões.

A intenção é firmar o nome da cidade no cenário mundial como capital do automobilismo. Além da Fórmula Indy, acontecem em São Paulo a Fórmula 1 e mais dois salões especializados em automobilismo.

Fonte: Abril.com.br

Comentários