Oposição construtiva

Novo líder da Minoria, Gustavo Fruet fiscalizará governo com rigor

O deputado Gustavo Fruet (PR) será o novo líder da Minoria na Câmara, bloco que, além do PSDB, reúne o DEM e o PPS. O tucano exerce seu terceiro mandato e assume o posto na próxima terça-feira (16) em
substituição ao deputado André de Paula (DEM-PE). Parlamentar com atuação destacada no Congresso, inclusive em CPIs, Fruet destacou a importância de fiscalizar as ações do governo Lula e fortalecer o posicionamento da oposição.

Atuação em parceria - “A ideia é fazer o contraponto às ações do governo e provocar o debate sempre colocando críticas fundamentadas. Faremos o acompanhamento da pauta da Câmara e aproveitaremos o espaço para apresentar as denúncias, apontar aos excessos do governo e mostrar a distância entre o discurso e a prática de algumas ações do Planalto”, explicou o deputado nesta quinta-feira (11).

Fruet salientou ainda que o trabalho será conduzido em sintonia com o dos líderes do PSDB, João Almeida (BA), responsável pela indicação, e do PPS e DEM, comandados por Fernando Coruja (SC) e Paulo Bornhausen (SC), respectivamente.

O deputado do PSDB manifestou ainda preocupação com o excesso de vetos do presidente da República a propostas do Legislativo. “Há tempo aumenta de forma expressiva o número de medidas provisórias e de vetos do presidente Lula a projetos aprovados pelo Congresso. Algo está errado e vamos enfrentar isso”, avisou.

Uma das referências citadas por Fruet no posto que ele vai ocupar é do também tucano Julio Redecker (RS), que era o líder da Minoria em 2007 e foi uma das vítimas do acidente aéreo em São Paulo no aeroporto de Congonhas.

O líder da Minoria possui as mesmas prerrogativas dos demais líderes na Câmara. Entre elas, fazer uso da palavra em nome da bancada, encaminhar votações em plenário e participar, pessoalmente ou por meio de seus vice-líderes, dos trabalhos de qualquer comissão, sem direito a voto, mas podendo encaminhar ou pedir verificação de votações.

Gustavo Fruet tem 46 anos, é advogado, mestre e doutor em Direito. Presidiu a CPI do Proer (2002) e integrou as CPIs dos Correios (2005/06), da Crise Aérea (2007) e das Escutas Telefônicas Clandestinas (2008/09). Desde 2003 faz parte da lista dos "100 Cabeças do Congresso", elaborada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), que relaciona os deputados e senadores mais influentes. Em 2006, foi o deputado mais votado pelo estado do Paraná. (Reportagem: Rafael Secunho com a assessoria/ Foto: Ag. Câmara)

Conheça mais ações do mandato de Gustavo Fruet no site do deputado.

Fonte: http://diariotucano.blogspot.com

Comentários