Lindberg vence prévias contra Benedita e disputará Senado pelo PT



“O prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, foi declarado vencedor das prévias do PT do Rio para escolher o candidato do partido a uma vaga no Senado. O prefeito derrotou a secretária estadual de Assistência Social Benedita da Silva.
O resultado foi anunciado na noite deste domingo pelo presidente do diretório regional do partido, deputado federal Luiz Sérgio.
Até as 21h30m, dos 27.636 votos (99,9% do total), 18.546 (67,1%) foram para Lindberg. A secretária estadual de Assistência Social e de Direitos Humanos, Benedita da Silva, naquele horário, tinha 9.090 (32,9%). As parciais indicavam ainda 78 votos em branco e 73 nulos.
- Eu não esperava a diferença tão grande, o resultado surpreendeu – disse o prefeito de Nova Iguaçu ao saber do resultado. “
Se por um lado Lindberg Farias é Prefeito reeleito de Nova Iguaçu, região metropolitana do Rio, e, portanto, testado em eleições majoritárias, por outro lado, ele nunca disputou uma eleição majoritária que envolvesse o eleitorado do interior fluminense e, principalmente, o da capital, tendo sido eleito com votos do município do Rio de Janeiro apenas para cargos onde a disputa é proporcional.
Sendo assim, no que diz respeito à abrangência estadual, Lindberg é uma incógnita. Pode terminar por ser um candidato nanico, mas pode também surpreender e ir bem.
As chances de vitória são poucas: As duas vagas provavelmente serão preenchidas por Marcelo Crivella (PRB) e Cesar Maia (DEM), líderes das pesquisas com folga.
Aliás, levando em conta as pesquisas, Benedita teria vencido as prévias. Seus índices de intenção de voto chegam a ser maiores que o dobro dos de Lindberg.
Parece que, em detrimento das chances de sucesso do momento, o PT fluminense resolveu mostrar à cúpula nacional do partido que está cansado de ser dominado arbitrariamente.
Benedita era apoiada pela Direção Nacional.
Cabe agora ao PT fluminense trabalhar e torcer para que Lindberg se mostre viável.
Se ele não o for, ouvirão da cúpula nacional um sonoro “não te disse?”.

Fonte:  Bruno Kazuhiro - Perspectiva Política

Comentários