'Governo não quer discutir', diz FHC sobre questão dos royalties e do pré-sal


Ex-presidente disse que não é contra nem a favor do modelo proposto.
Fernando Henrique diz que deve haver discussão aprofundada.

O ex-presidente Fernando Henrique (PSDB) fez críticas ao governo federal nesta quarta-feira (24) sobre a condução do processo de discussão dos projetos referentes à exploração do pré-sal. "O governo não quer discutir, quer aprovar a toque de caixa, sem discutir um pouco mais aprofundadamente o modelo proposto", disse.

Recentemente, uma emenda aprovada na Câmara dos Deputados alterou a forma de distribuição dos royalties e, se entrar em vigor, reduzirá a arrecadação de grandes estados produtores de petróleo, sobretudo o Rio de Janeiro. A aprovação da emenda gerou protestos do governador Sérgio Cabral, que chegou a chorar ao comentar a proposta.

Fernando Henrique, que proferiu uma palestra sobre educação, em São Paulo, disse que a discussão de assuntos relacionados ao futuro do país é rastaquera. Ele citou como exemplo a emenda aprovada na Câmara. "Só estamos discutindo os royalties e a divisão, não se discutiu qual o melhor modelo. E houve passeata no Rio de Janeiro a respeito da perda de algo que não existe", disse.

O ex-presidente destacou que não é contra nem a favor do modelo proposto. "Eu não entendi e muita gente não entendeu o porquê da criação dessa nova empresa. Isso tem que ser discutido", afirmou.

Encontro com Roriz
O ex-presidente rebateu as críticas do líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (PSDB-AM), a respeito do encontro que teve com o ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz.

"O Roriz foi a minha casa. Vou fechar a porta? Ele foi lá me comunicar que ia ser candidato a governador [do Distrito Federal]. As pessoas às vezes criticam antes de perguntar. Não custa me telefonar e perguntar, né?", disse.

Fonte: Maria Angélica de Oliveira - G1

Comentários