Governador José Serra anuncia 36 novos trens


CPTM também conclui reforma de trens com a entrega da última de 34 composições

O governador José Serra e o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, anunciaram nesta terça-feira, 16, a autorização para assinatura do contrato de Parceria Público Privada - PPP da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para o fornecimento de 36 trens novos e manutenção destes pelo período de 20 anos. As composições circularão na Linha 8-Diamante (Julio Prestes-Itapevi/Amador Bueno). Na ocasião, também foi concluído o programa de reforma de trens, com a entrega da última composição de um lote de 34 e de vedação da faixa ferroviária das seis linhas da CPTM.

“São Paulo está fazendo agora a terceira Parceira Público Privada, sendo que no Brasil há 6 ou 7, portanto nós temos 50% delas e trabalhamos depressa porque Parcerias Público Privadas têm uma arquitetura complicada. Essa parceria é para a aquisição de bens, que são trens novos que irão atender uma região carente da Grande São Paulo, que é Osasco”, disse o governador José Serra.

Parceria Público Privada

O consórcio Paulista, formado pelas empresas CAF S.A.(Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles), a CAF Brasil (CAF - Brasil Indústria e Comércio), e a ICF (Inversiones en Concesiones Ferroviarias) foi o vencedor da licitação. As 36 composições substituirão a frota existente, em operação há mais de 30 anos. Com os trens novos, somados à modernização da infra-estrutura da Linha 8-Diamante (sinalização, vias, energia), será possível reduzir os intervalos de oito para cinco minutos nos horários de pico.

Reforma de Trens

A composição reformada entra em operação na Linha 11-Coral para circular no trecho entre as estações Guaianazes e Estudantes. O programa para modernização da frota da CPTM envolve a reforma e modernização de 34 trens: 17 para a Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana), 12 trens para a Linha 11-Coral (Luz-Estudantes) e quatro para a Linha 7-Rubi (Luz-Jundiaí). A revitalização proporciona mais conforto aos usuários, melhoria no desempenho da frota e colaborara para a redução dos intervalos nas linhas.

As composições passaram por uma profunda reforma: as portas ganharam sistema mecânico de travamento, impedindo a abertura indevida e itens de acessibilidade foram incluídos, como o sinal luminoso indicativo de abertura e fechamento das portas, que auxilia pessoas com deficiência auditiva. As partes externas e internas dos carros receberam pintura e novos bancos e janelas. O piso foi totalmente recuperado, com aplicação de novo revestimento. Outra intervenção importante é a redução do vão entre o trem e a plataforma, com a implantação de estribos na parte externa das portas das composições.

Os sistemas de freio, motores de tração, alternadores e circuitos auxiliares passaram por uma revisão geral e os componentes danificados foram substituídos. Houve também a instalação de um dispositivo que lubrifica os frisos das rodas e reduz o desgaste dos trilhos. O trem conta ainda com um novo registrador, que funciona como uma espécie de "caixa preta".

Vedação da Faixa

Na cerimônia, foi oficializada a conclusão do programa de vedação da faixa ferroviária (fechamento dos muros que dão acesso à ferrovia) das seis linhas da CPTM. A iniciativa tem o objetivo de garantir segurança ao sistema, aos usuários e a toda comunidade, à medida que aumenta a segurança operacional: evita atraso na circulação dos trens (não há interferência nas vias), garante a segurança dos pedestres, impede o vandalismo e a utilização indevida das dependências da Companhia.

"No passado, como passava por regiões pouco habitadas, as linhas não tinham vedação, não tinham os muros. É uma obra que se vê pouco, só quem anda no trem que vê, mas é fundamental para a segurança do passageiro e das pessoas que moram nas vizinhanças das linhas", completou o governador.

Plano de Expansão

Todas essas ações fazem parte do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano, que está investindo R$ 21 bilhões no sistema metro-ferroviário da Região Metropolitana de São Paulo, entre 2007 e 2010. O objetivo do Plano é quadruplicar a rede com qualidade de metrô, passando dos atuais 62,3 quilômetros para 240 quilômetros. Desse total, 162 quilômetros são linhas da CPTM. Além da expansão das linhas, foram comprados 107 trens: 47 para o Metrô e 60 para a CPTM. Já circulam onze novos trens no Metrô e 12 na CPTM.

Comentários

  1. Caro Welbi,

    O Plano de Expansão dos Transportes Metropolitanos, idealizado e comandado pelo Governador José Serra, é simplesmente fantástico. A RMSP tem uma malha ferroviária incrível que pode ser bem aproveitada gastando pouco.
    A moderniazação, bem como a compra de trens para a Linha 8-Diamante (antiga Linha Tronco da Sorocabana, Linha Oeste e, por fim, Linha B-Cinza), faz-se necessária. Opino sobre a linha não somente por ser entusiasta do transporte público, mas por ser usuário frequente da CPTM, em especial das linhas 9-Esmeralda e 8-Diamante, o ramal em questão. A linha, ainda que com seus equipamentos ultrapassados e surrados (a linha metropolitana foi inaugurada na década de 70), oferece a viagem entre a Zona Sul e a Zona Oeste em tempo médio de 50'. Quando estiver modernizada, a linha trará ainda mais benefícios. Esse é o governo do PSDB que faz muito e fala pouco, ao contrário do PT, que faz alarde com o PAC e praticamente nada sai do papel.

    Grande abraço e saudações tucanas,

    Vinícius Caruso

    ResponderExcluir
  2. E cade os trens que ate hoje não chegaram na linha? Preciso usar todos os dias essa linha, e cada dia os trens estão piores. Os trens novos não estão sendo usados.

    Angela

    ResponderExcluir
  3. Da minha janela vejo os novos trens da CPTM e Metrô que foram entregues. Alguns ainda serão entregues, conforme cronograma.

    Welbi Maia

    ResponderExcluir
  4. Welbi, também vejo os trens.... mas estão sendo usados em outras linhas... Na linha que vai ate Itapevi estão sendo usados trens mais antigos, da linha de Francisco Morato. Porque ainda não colocaram nessa linha de Itapevi, se foram entregues para ela? Essa é minha duvida.

    Angela

    ResponderExcluir
  5. Angela,

    Tentarei ver o que ocorre nesta linha: se já foram ou quando serão entregues os novos trens e outras melhorias.

    Welbi Maia

    ResponderExcluir
  6. Welbi,

    Agradeço.
    Na verdade não sei nem onde posso saber informações desse tipo.
    Adoro o nosso governador, e votei para o Serra. Pena que ele não ganhou.
    Sei que ele entregou os trens, mas não é ele quem faz a distribuição.
    Quando vi na televi~são fiquei muito feliz! Pois ja estava na hora. Mas já fazem 6 meses, e nós ainda não usamos esses trens nessa linha.
    Agradeço novamente sua atenção,

    Angela

    ResponderExcluir

Postar um comentário