Robert Scheidt e Bruno Prada são campeões da Classe Star em Brasília

Robert Scheidt e o proeiro Bruno Prada ficaram com o título da classe Star na Pré- Olímpica de Vela, que terminou neste domingo, em Brasília.

Com um primeiro e um quarto lugares nas provas do dia, a dupla encerrou a disputa com 12 pontos perdidos (após dois descartes) em nove regatas, à frente de Torben Grael/Marcelo Ferreira, também com 12 pontos perdidos e Lars Grael/Ronald Seifert, com 17. Scheidt e Prada ficaram com a primeira colocação por terem uma vitória a mais do que Grael e Ferreira - 4 a 3.

A competição definiu os velejadores brasileiros que receberão apoio da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM) para competir no exterior, na preparação para os Jogos de Londres, em 2012.

Como medalhistas de prata em Pequim/2008, Scheidt e Prada já tinham lugar assegurado no grupo e aproveitaram a oportunidade para aprimorar a parceria e velejar em alto nível. Assim, a vaga na equipe vai para a dupla Torben Grael e Marcelo Ferreira, segunda colocada na Pré-Olímpica e dupla brasileira mais bem colocada no Mundial de Star, em janeiro.

Depois de vários dias marcados por ventos fracos nas raias montadas no Lago Paranoá, em Brasília, as condições melhoraram neste domingo. O vento, norte, variou de 7 a 14 nós (cerca de 13 km/h a 26 km/h) e permitiu que todas as regatas fossem disputadas. Scheidt ficou feliz com a vitória.

"Conseguimos ser a dupla mais consistente, apesar das dificuldades encontradas na raia de Brasília. Entrei tranquilo, por já ter a vaga olímpica, e isso facilitou tomar decisões com mais segurança", disse o velejador, que tem patrocínio do Banco do Brasil, Prada e Rolex.

Após uma sequência de resultados não muito bons - a dupla foi 14ª colocada na Taça Royal Thames e ficou em nono lugar no Sul-Americano e no Mundial de Star -, Scheidt vê a vitória em Brasília como o início da "volta por cima".

"Achava que, na Pré-Olímpica, o Torben e o Lars eram os favoritos, porque começaram a velejar aqui", disse, prevendo que a disputa com Torben na definição da dupla que representará o Brasil na classe Star em Londres/2012 não será fácil. "Mas vai ser ótimo ter um adversário talentoso como o Torben, a quem admiro muito."

Encerrada a Pré-Olímpica, Robert Scheidt ficará algum tempo afastado das competições da classe Star. O velejador segue em março para a Europa, onde vai se dedicar à vela oceânica na equipe Prada, que também contará com Torben Grael.

Classificação geral da classe Star - após nove regatas, com dois descartes

1- Robert Scheidt/Bruno Prada - 12 pontos perdidos (5+1+2+7+1+1+2+1+4)
2- Torben Grael/Marcelo Ferreira - 12 pp (4+2+4+1+2+3+1+2+1)
3- Lars Grael/Ronald Seifert - 17 pp (1+3+1+6+5+2+4+4+2)
4- Fábio Bodra/Arthur Lopes - 32 pp (3+5+7+2+3+9+7+5+9)
5- César Castro/Afonso Montezuma - 36 pp (2+7+12+8+4+8+3+7+5)

Fonte: 360 Graus

Comentários