Sul-Americano de Star no Rio de Janeiro reunirá elite da vela mundial

O Iate Clube do Rio recebe a competição, de quinta-feira a domingo, com as principais duplas brasileiras e destaques da classe como os suíços campeões do mundo
 

REVISTA NÁUTICA ON-LINE
Da Local Comunicação
Do Rio de Janeiro

O Campeonato Sul-Americano da Classe Star, com a presença das principais duplas brasileiras e estrangeiras, é considerado uma prévia do Mundial do Rio, em janeiro de 2010. O torneio acontecerá de quinta-feira a domingo, no Iate Clube do Rio de Janeiro, com 60 barcos da Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Portugal e Suíça. Eles disputarão oito regatas, duas por dia.

O torneio terá as principais duplas nacionais: Torben Grael e Marcelo Ferreira, bicampeões olímpicos, Robert Scheidt (nove vezes campeão mundial de Laser) e Bruno Prada, campeões mundiais em Cascais/2007, Lars Grael e Ronald Seifert, bronze no Mundial da Suécia/2009, que acabam de vencer a Royal Thames. Lars Grael é o atual campeão sul-americano, título obtido em janeiro de 2008, ao lado de Marcelo Jordão.

O Campeonato Mundial da Classe Star será disputado de 12 a 23 de janeiro, também no Iate Clube do Rio de Janeiro. Muitas duplas querem aproveitar o Sul-Americano como preparação, como os americanos George Szabo e Rick Peters, campeões mundiais na Suécia, em agosto, e os suíços Flavio Marazzi e Enrico De Maria, atuais líderes do ranking mundial.

A Royal Thames, realizada no fim de semana, serviu de aquecimento para o Sul-Americano. Lars e Seifert foram os campeões. Em segundo lugar na competição ficou o barco dos suíços Flavio Marazzi e Enrido DeMaria e em terceiro a dupla sueca Fredrik Loof e Johan Tillander. Os brasileiros Scheidt e Prada que estavam sem competir na Star há três meses foram 14º colocados. Para Torben e Marcelo foi o reencontro com a Star, após uma separação de dois anos - eles ficaram na 15ª posição.

Desde setembro, o Iate Clube do Rio de Janeiro foi sede dos principais eventos de vela do Brasil : a Regata Clipper, de volta ao mundo, Santos-Rio, Circuito Rio e a Royal Thames. Depois do Sul-Americano, nesta semana, organizará o Mundial de Star, em janeiro.

Comentários