'Aos radicais, o rigor da lei', artigo Maíra Recchia

O método bolsoterrorista sempre foi claro visando e fomentando um capitólio à la brasileira



Blog do Fausto Macedo - Estadão

Que a democracia pressupõe a dualidade de opiniões e manifestações é inconteste, já que a política no sentido primário é a arte do diálogo oriundo do debate de ideias entre grupos que naturalmente pensam e agem, muitas vezes, de maneira diferente.

A própria alternância no poder tende a ser dinâmica e saudável para os avanços, amadurecimento e manutenção do Estado Democrático de Direito. Entretanto, em épocas em que o óbvio precisa ser dito, a liberdade de expressão, de reunião e manifestação não são absolutas para serem utilizadas contra o próprio sistema que sustenta referidas garantias fundamentais.

As eleições mais difíceis da era democrática na retomada do curso civilizatório brasileiro trouxe presságios do que é vivido agora em verdadeiras escaladas de ódio, terror, violência e caos para uma nação que acompanha estarrecida uma tentativa de golpe de estado por terroristas que outrora eram verdadeiros inquilinos do poder.

Se no período eleitoral houve abusos de poder político, de autoridade e econômico, aliados aos abusos religiosos, às disseminações de fake News por meio de milícias digitais, assédio eleitoral, violência política e notícias de compra de votos, a tônica agora parece ser de atentados à Democracia por meio de acampamentos pedindo intervenção, fechamento de estradas, bombas armadas em aeroportos, carros incendiados, destruição irreparável de patrimônio público além dos danos aos símbolos nacionais, e à própria história e arte brasileiras.

O método bolsoterrorista sempre foi claro visando e fomentando um capitólio à la brasileira: as instituições e seus representantes foram atacados, a opinião pública sofreu com a tentativa de manipulação através de disparo em massa de mensagens golpistas, os atos contaram com o necessário financiamento para se manterem e as forças policiais que deveriam agir a contento quedaram-se inertes em uma leniência que cheira a conivência ou quiçá cumplicidade.

Se o negacionismo outrora era ligado à ciência, agora ele se contrapõe a um legítimo resultado eleitoral em um delírio histérico coletivo que cooptou indivíduos que passaram da categoria de golpistas e foram alçados à condição de terroristas natos que desafiam diuturnamente as instituições e os poderes da República.

Os vândalos bolsonaristas extremistas, vulgo terroristas, tentaram praticar o maior atentado brasileiro mediante a barbárie violenta que contou com uma gama de indivíduos divididos entre financiadores, apoiadores, mandantes e executores além da cumplicidade de agentes que demonstraram não possuir a animus público para continuarem ocupando seus cargos.

Essa facção bolsonarista extremista radical precisa ser chamada pelo o que são: verdadeiros terroristas que tentam subverter a ordem pública, criam desordem, instabilidade social, atacam a Constituição Federal, atentam contra a pátria e flertam de maneira perigosa com os anos de chumbo. A eles, o rigor da lei.

*Maíra Recchia, presidente do Observatório Eleitoral da OAB-SP


Leia o que já foi publicado no BLOG DO WELBI sobre os atos terroristas em Brasília:

Força-tarefa de SP mira financiadores de caravanas golpistasEm reunião de governadores com Lula, Tarcísio diz que precisa ‘aprender’ com Alckmin sobre São Paulo
Governo de SP diz que já desmobilizou todos os acampamentos golpistas após decisão do STFTarcísio de Freitas participa de reunião de governadores em Brasília
Veja destruição no gabinete de José Serra, o único invadido por golpistas no Senado
Cresce número de deputados dos EUA que pedem extradição de BolsonaroPrefeitura e governo de SP organizam ação para desmontar acampamento de bolsonaristas radicais no Ibirapuera
Chefes dos Poderes fazem Nota em Defesa da Democracia após atos terroristas
Cerca de 1200 golpistas são detidos em acampamento bolsonarista em Brasília
Três Poderes prometem reação para punir terroristas e financiadores de vandalismo em Brasília
Lula decreta intervenção na segurança do Distrito Federal
Secretário de Segurança do Distrito Federal tem pedido de prisão encaminhado ao STF pela AGU
Lula convoca governadores para reunião de emergência em Brasília nesta segunda
Alexandre de Moraes afasta Ibaneis Rocha por 90 dias e determina desocupação de acampamentos golpistas

Comentários