Bolsonaro vai ao Planalto para cumprimentar Geraldo Alckmin, que coordenará transição de Lula

Presidente chegou à sede do governo enquanto o vice presidente eleito falava com a imprensa. Em seguida, voltou para o Palácio da Alvorada 

Geraldo Alckmin durante sua visita ao Palácio do Planalto

Jussara Soares - O Globo

O presidente Jair Bolsonaro cumprimentou rapidamente o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin durante sua visita ao Palácio do Planalto nesta quinta-feira para alinhar a transição de governo. A informação do encontro foi confirmada por integrantes do governo.

O chefe do Executivo passou a manhã no Palácio da Alvorada, sua residência oficial. Enquanto Alckmin conversava com a imprensa, Bolsonaro chegou no Palácio do Planalto. 

Leia também:
Geraldo Alckmin diz que conversa com integrantes do governo Bolsonaro 'foi bastante proveitosa' e 'muito objetiva'
Geraldo Alckmin defende como essencial Auxílio Brasil de R$ 600 já a partir de janeiro no Orçamento de 2023

Após falar com a imprensa, Alckmin foi esperado pelo chefe de gabinete pessoal de Bolsonaro, Pedro César de Sousa. Os dois subiram pelo elevador. Depois de dez minutos, desceram juntos. Neste momento, ocorreu o encontro com o presidente Bolsonaro, que retornou em seguida para a sua residência oficial. 

A reunião no Palácio do Planalto durou cerca de meia hora e contou com a participação, da parte de Lula, da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e do ex-ministro Aloizio Mercadante. Ciro Nogueira e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Luis Eduardo Ramos, representaram o governo atual, além de técnicos. Segundo Alckmin, Ramos parabenizou-os pela eleição e se colocou à disposição para ajudar.
— Nos cumprimentou, deu os parabéns, desejou um ótimo trabalho e se colocou à disposição nesse período de transição, porque quem faz a transição é o ministro Ciro Nogueira, mas tem uma parte que ele participa — afirmou o vice-presidente eleito. 

O governo de transição deve ser instalado a partir de segunda-feira no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. Na data, o presidente eleito fará uma série de reuniões com sua equipe. Na sequência, está prevista a divulgação oficial dos nomes que farão parte oficialmente da equipe de transição. Lula poderá designar até 50 pessoas para a função.

Comentários