Ministro André Mendonça suspende cassação de prefeito investigado de envolvimento com o PCC

Prefeito de Embu das Artes, Ney Santos declarou apoio a Tarcísio de Freitas ao governo de SP; Mendonça foi indicado por Bolsonaro ao STF

Tarcísio de Freitas e Ney Santos

O STF (Supremo Tribunal Federal) suspendeu nesta segunda (5) a cassação de Ney Santos (Republicanos), prefeito de Embu das Artes (Grande São Paulo). A decisão provisória do ministro André Mendonça vale até o julgamento final do caso.

A cassação por suposto abuso de poder econômico havia sido confirmada em agosto deste ano pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Ele é acusado de fazer publicidade eleitoral irregular ao divulgar ações da sua gestão na campanha de 2020. Segundo o político, o material foi pago com recursos próprios.

Leia também:
Tarcísio de Freitas recebe e retribui apoio a investigados de envolvimento com o PCC


Santos deixou o cargo em agosto e, na decisão, o ministro Mendonça determinou a sua recondução até o julgamento final.

Ney Santos foi reeleito prefeito em 2020 com 48,4% dos votos válidos. Ele é investigado pela polícia e pelo Ministério Público de São Paulo por suposta ligação com o PCC em um esquema de lavagem de dinheiro em postos de combustíveis. O político nega a relação.

Santos já havia sido cassado em 2018 por ter recebido dinheiro do PCC para sua campanha. Para o Ministério Público, o político tem ligação com o crime organizado desde que ficou dois anos preso, entre 2003 e 2005, acusado de roubar uma seguradora de valores. Ele foi absolvido por falta de provas.

Em 2021, Santos foi condenado na primeira instância a dois anos e quatro meses de reclusão em regime inicial aberto sob acusação de disparo com arma de fogo em uma via pública. Na ocasião, ele também negou e afirmou que a denúncia foi forjada para incriminá-lo. Um mês após a condenação, o Tribunal de Justiça de São Paulo derrubou a decisão.

Fonte: Folha.com

Comentários