Edson Aparecido pretende expandir hospitais veterinários no estado

Candidato ao Senado Federal defende a saúde e a causa animal

Edson Aparecido e o Zé

O candidato ao Senado Federal, Edson Aparecido (MDB), tem a saúde como uma das suas principais plataformas de governo e defende outras causas importantes, como a proteção aos animais domésticos. No período em que esteve à frente da Secretaria Municipal da Saúde em São Paulo, Edson entregou dois hospitais veterinários na cidade: um em Jurubatuba, na zona sul, e outro no Butantã, na zona oeste. 

Atualmente, a cidade conta com quatro unidades, tem um quinto hospital em obra e em breve será entregue o sexto, no extremo da zona leste da capital. Se eleito senador, Edson Aparecido pretende expandir a construção de hospitais públicos para o tratamento gratuito de cães e gatos no estado de São Paulo. 

Leia também:
Edson Aparecido conta em livro experiência à frente da Secretaria da Saúde da capital

Os hospitais oferecem serviços gratuitos de consultas, cirurgias, exames laboratoriais e internação. No total são sete especialidades: oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia. Em 2021 foram feitos 122 mil atendimentos. Só no primeiro semestre deste ano, 61 mil animais foram atendidos.

Para Edson Aparecido os animais de estimação devem ser tratados com todo carinho e muito cuidado, como retribuição a tantos benefícios que eles oferecem aos seus donos, como o amor incondicional. Para a médica veterinária Rosangela Gebara, os hospitais públicos são importantes dentro de um programa de manejo populacional que envolve ações de controle reprodutivo, educação em guarda responsável, registro e identificação e controle sanitário.

“Especialmente para a população em vulnerabilidade social, os hospitais públicos exercem um papel fundamental para tratar dos animais que mais necessitam, proporcionando tratamento, aliviando a dor e o sofrimento e melhorando a saúde e o bem-estar de cães e gatos que vivem nas áreas mais periféricas e necessitadas”, afirmou.

Ela elogiou o candidato ao Senado Edson Aparecido por ter abraçado a causa e construído e entregue dois hospitais voltados para os animais. “O Edson merece parabéns por ter esse olhar amplo da saúde pública, onde a saúde dos animais também importa dentro de um programa governamental. Poucos gestores têm esse olhar e o Edson teve esse olhar durante sua gestão”, declarou.

Edson Aparecido foi deputado estadual, deputado federal, presidente da Cohab, ocupou cargos de secretário de Estado e recentemente foi secretário municipal de Saúde na Prefeitura da cidade de São Paulo nas gestões Bruno Covas (PSDB) e Ricardo Nunes (MDB). É candidato ao Senado por São Paulo pelo MDB.

Comentários