Edson Aparecido conta em livro experiência à frente da Secretaria da Saúde da capital

Governador Rodrigo Garcia e prefeito Ricardo Nunes, além de outras autoridades e convidados, marcaram presença na Livraria Cultura

Edson Aparecido e o Zé


Para registrar este período à frente da Secretaria Municipal da Saúde da capital, o candidato ao Senado Edson Aparecido (MDB) lançou o livro “814 dias de luta contra a Covid-19”, nesta segunda (26), na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. Acompanhado da esposa Kátia Simone e do Zé, cachorro de estimação da família, Edson agradeceu o apoio das pessoas presentes, como amigos, familiares, profissionais de saúde e político.

“Enfrentamos a maior crise sanitária dos últimos 100 anos. São Paulo foi o epicentro da pandemia. Vivemos uma situação de guerra. Chegamos a transferir em um final de semana 400 pacientes de dois hospitais. Tinha que registrar e relatar tudo isso em um livro, o que foi o desafio do SUS e o trabalho dos profissionais de saúde no dia a dia”, disse Edson. “Fico muito contente por esse reconhecimento de todos. Foi um intenso e coletivo trabalho juntamente com os profissionais de saúde, imprensa e toda a população”.

Prestigiaram o lançamento do livro o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Zamarco, o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, o secretário municipal de comunicação, Marcos Sinval, a secretária municipal de Cultura, Aline Torres, o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós, o ex-senador Aloysio Nunes, além de centenas de amigos e profissionais da área da Saúde. 

Rodrigo destacou o papel de Edson Aparecido no enfrentamento da pandemia. “O Edson e os profissionais da saúde de São Paulo deram um show salvando vidas e muitas vezes arriscando as próprias vidas para salvar nossa população. O Edson eterniza sua experiência para que a gente possa conhecer o quanto foi difícil e jamais esquecer essas dificuldades e olhar para frente em busca de dias melhores”, declarou.

Ricardo Nunes disse que Edson foi um herói que cuidou da vida de muita gente. “O Edson é um orgulho para todos nós. E o livro retrata um pouco desse trabalho. O livro não tem só palavras, mas uma parte do coração do Edson. Feliz por ter participado do lançamento do livro e agradecer por tudo que ele fez, está fazendo e vai fazer pela nossa cidade”, elogiou o prefeito.

O secretário de Comunicação da Prefeitura de São Paulo, Marcus Sinval, falou do período que esteve ao lado de Edson durante a pandemia. “Enfrentamos a pior crise humanitária e conseguimos superar. A pandemia nos revelou vilões e heróis. Um dos heróis, sem dúvida é o Edson, que organizou a saúde municipal para enfrentar a crise, salvou milhares e milhares de vidas e vacinou milhões. Graças às suas capacidades de liderança e gestão, levou nosso SUS Municipal a ser eleito o melhor serviço público da cidade. É o meu senador”, enfatizou Sinval. 

Zamarco afirmou que o livro é muito importante, afinal, relata o período da pandemia e o trabalho que Edson fez na cidade de São Paulo. “O trabalho dele permitiu que a população tivesse um tratamento digno. Permitiu que São Paulo vacinasse toda a população precocemente por isso São Paulo foi considerada a capital mundial da vacina”, disse.

Para a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, Sandra Sabino, participar da condução dessa pandemia junto com o então secretário Edson foi o momento mais desafiador da carreira. “Agradeço a ele a oportunidade de ter participado desse marco histórico na saúde pública.”

Para o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, Edson Aparecido é uma grande representatividade para São Paulo e foi um grande parceiro da Saúde durante a pandemia. “Ele é um cara corajoso, se antecipava nas ações. Se não fosse as ações do Edson, nós teríamos tido uma catástrofe sanitária na cidade”, afirmou. 

A secretária municipal de Cultura, Aline Torres, afirmou que o Edson lutou como ninguém para que as pessoas fossem de fato vacinadas. “Ele conseguiu os hospitais de campanha e registrar tudo isso em um livro para mostrar como foi essa luta, mas uma luta que a gente venceu muito bem é de grande valor”, contou Torres. 

De acordo com o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós, no momento de grande crise da pandemia, Edson seguiu firme. “Esse livro é o reflexo da experiência e da liderança dele. Agora ele tem um caminho maior, que é um espaço para buscar o senado. Ele merece pelo trabalho e Deus está com ele e vai dar tudo certo”, disse Quirós. 

Mesmo num dia chuvoso e frio na capital, durante três horas, a noite de autógrafos reuniu mais de 300 amigos na livraria Cultura, na região da Bela Vista, da cidade de São Paulo. O livro, da editora Papagaio, tem 114 páginas e custa R$ 15,50.

Comentários