Simone Tebet anuncia nomes dos secretários do Ministério do Planejamento

Número dois da pasta será Gustavo Guimarães, que já foi do Senado, Banco Central e Banco do Brasil




Deborah Hana Cardoso - Metrópoles

Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento, anunciou nesta quarta-feira (11/1), a composição de sua equipe ministerial. O número dois da pasta será Gustavo Guimarães, economista, ex-secretário parlamentar no Senado e ex-secretário parlamentar no Senado, além de ex-secretário de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria e ex-secretário especial adjunto de Fazenda, tendo trabalhado também no Banco Central e no Banco do Brasil.

“Iremos colocar pobres, mulheres, pretos e pardos dentro do Orçamento”, declarou. Tebet afirmou que este é um pedido do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Democracia e cidadania” foram as palavras usadas para descrever os rumos do Planejamento no novo governo.

Apesar do anúncio, Tebet não indicou com qual secretário ficará responsável pela nova regra fiscal. Também não foi informado com quem ficará a gestão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

O anúncio foi feito na sede na sede da pasta, no bloco K da Esplanada, em Brasília. Além disso, também corre três dias após os atos antidemocráticos que depredaram os órgãos públicos federais (Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal).

Vale destacar que o Planejamento e Orçamento é uma pasta casada com os ministérios da Fazenda, de Fernando Haddad) e de Gestão, Esther Dweck.


Conheça a equipe de Tebet:
  • Gustavo Guimarães – secretário-executivo
  • Paulo Roberto Bijos – secretaria do Orçamento Federal
  • Renata Amaral – secretaria do Planejamento
  • Leany Lemos – Secretaria de Assuntos Econômicos, Desenvolvimento, Financiamento Externo e Integração Nacional
  • Sérgio Firpo – Secretaria de Monitoramento e Avaliação para o Aperfeiçoamento de Políticas Públicas

Comentários