Prefeito Ricardo Nunes aprova lei que obriga cidade de São Paulo a tratar vítimas de violência doméstica

Equipe composto por seis mulheres de diferentes secretarias foi criada para tratar da implementação da lei na capital paulista

Prefeito Ricardo Nunes 

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), promulgou na terça-feira (3) a lei que obriga o município a oferecer atendimento psicológico a mulheres vítimas de violência doméstica.

Um grupo de trabalho, composto por seis mulheres de diferentes secretarias municipais de São Paulo, foi instituído nesta quarta-feira (4) para tratar da implementação da lei na capital paulista. A regulamentação deve ficar pronta em 90 dias.


Atendimento

O projeto de lei é de outubro de 2021 e foi aprovado pela Câmara Municipal no dia 12 de dezembro de 2022. Para os vereadores Isac Felix e Thammy Miranda (PL), autores da proposta, o programa de atendimento psicológico deve ajudar na recuperação mais rápida de “traumas e sequelas” provocados pela violência doméstica.

“A violência doméstica constitui um grande problema social, o qual foi agravado com o isolamento social proveniente da pandemia do novo coronavírus”, afirmam, na justificativa.

Os autores do projeto de lei também sugerem que o atendimento às mulheres vítimas de violência seja prestado em postos de saúde, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Subprefeituras.

Para isso, os equipamentos municipais poderiam “contratar profissionais especializados na área da Psicologia ou celebrar convênios com Organizações não governamentais”.

Fonte: Metrópoles

Comentários