Tarcísio planeja anunciar primeiro escalão completo antes do Natal

Governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas já anunciou 13 dos 22 secretários que vão integrar o seu governo a partir de 2023 

Tarcísio de Freitas

Juliana Arreguy - Metrópoles

O governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos) pretende concluir a montagem do primeiro escalão do seu governo até o meio da próxima semana, após a sua diplomação, marcada para 19 de dezembro, e antes do Natal, quando os futuros secretários terão uma semana de folga até a posse, em 1º de janeiro de 2023.

Atualmente, o governo paulista conta com 23 secretarias. Tarcísio declarou que pretende reduzir o quadro para 22 pastas e incluir uma secretaria executiva ligada ao seu gabinete. Até o momento, ele já anunciou 13 nomes (confira a lista no fim do texto).

“Até quarta da semana que vem queremos estar com o secretariado todo montado. Então queremos apresentar o relatório final da transição, assistir a apresentação das equipes de transição e fazer a primeira reunião de secretariado na quarta-feira”, disse Tarcísio à TV Globo, na noite de quinta-feira (15/12).

Calendário

Antes de “liberar a equipe para as festas”, como se referiu o futuro governador paulista aos recessos de Natal e Ano Novo, Tarcísio precisa ser diplomado para o cargo, em cerimônia marcada para a manhã de segunda-feira (19/12).

Já na terça (20/12) será feita a votação do Orçamento de 2023 pelo plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Ainda nesta sexta-feira (16/12), Tarcísio declarou que pretende discutir com deputados ajustes para as contas públicas do próximo ano.

“Amanhã a gente vai fazer uma reunião sobre Orçamento, então vamos definir junto com a Alesp as alterações necessárias para o Orçamento do ano que vem para que a gente possa implementar as políticas públicas e honrar os compromissos que fizemos na campanha.”

Secretários anunciados:
  • Assuntos Internacionais: Lucas Ferraz, ex-assessor da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia
  • Casa Civil: Arthur Lima, advogado, ex-presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e ex-colega de Tarcísio na Aman
  • Comunicação: Lais Vita, assessora de imprensa de Tarcísio
  • Controladoria-Geral do Estado: Wagner Rosário, ex-controlador-geral da União
  • Educação: Renato Feder, empresário e secretário da Educação do Paraná
  • Fazenda: Samuel Kinoshita, economista e ex-assessor especial do Ministério da Economia
  • Gestão e Governo Digital: Caio Paes de Andrade, atual presidente da Petrobras e ex-presidente do Serviço de Processamento de Dados (Serpro)
  • Governo: Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD
  • Infraestrutura, Transportes e Meio Ambiente: Natalia Resende, procuradora federal que auxiliou Tarcísio na Infraestrutura com concessões, privatizações e Parcerias Público-Privadas (PPPs)
  • Parcerias e Investimentos: Rafael Benini, ex-diretor da Empresa de Planejamento e Logística do Ministério da Infraestrutura
  • Saúde: Eleuses Paiva, ex-deputado federal e professor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
  • Segurança Pública: Guilherme Derrite, deputado federal (PL-SP) e ex-oficial das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), da Polícia Militar
  • Turismo: Roberto de Lucena (Republicanos), deputado federal e pastor evangélico

Comentários