Lula convida Lara Resende para chefiar Ministério do Planejamento

A expectativa é que o economista, um dos pais do Plano Real, diga ao presidente eleito ainda hoje se aceita a pasta 

André Lara Resende 

Carlos Rydlewski - Metrópoles

O economista André Lara Resende foi convidado pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, para assumir o Ministério do Planejamento, segundo informação divulgada na tarde desta quarta-feira (21/12) pelo jornal Valor Econômica. A expectativa, segundo a publicação, é que ele responda ainda hoje se aceitará a pasta.

Lara Resende participou do grupo de transição da área econômica ao lado de Persio Arida, Nelson Barbosa e Guilherme Mello – estes dois, ligados ao PT. Ele também é próximo do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, e declarou voto em Lula no primeiro turno.

Resende, ao lado de Arida, é considerado um dos principais mentores do Plano Real. Durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, presidiu o BNDES. Apesar da ligação com o PSDB, tem uma postura contrária à linha ortodoxa da teoria econômica. Resende também é contra o teto de gastos.

Ele é um dos adeptos da Teoria Monetária Moderna (MMT, na sigla em inglês). Uma tese que assusta os participantes do mercado financeiro, em geral, e os economistas ortodoxos porque, no entendimento desses críticos, ela poderia levar o país à hiperinflação e causar um crescimento explosivo da dívida pública.



Comentários